Secretário de Estado da Saúde recebe a Segunda missão de apoio na preparação para certificação da eliminação do paludismo
Uma equipa da Organização Mundial da Saúde (OMS) Genebra e do Escritório Regional OMS/AFRO composta pela Técnica do processo de certificação do Programa Mundial da Malaria e o Ponto Focal da regional da Malaria respetivamente, encontra-se em Cabo Verde, para a segunda missão de preparação para a certificação do país contra o paludismo, a decorrer de 12 a 21 de junho de 2023.
Foram recebidos nesta manhã de segunda-feira, 12, pelo Secretário de Estado Adjunto da Ministra da Saúde, Evandro Monteiro, naquele que foi o primeiro contacto desta missão com as autoridades sanitárias nacionais. Este encontro foi um momento de receção da equipa que esteve acompanhado pelo Representante da OMS em Cabo Verde, Daniel Kertzs.
Segundo avançou o Secretário de Estado Adjunto da Saúde, o momento é avaliação do nível de cumprimento do país referente às recomendações anteriores, referindo que esta pode ser a última missão de preparação neste processo e garantiu que o ministério da saúde tem implementado várias melhorias da qualificação do sistema, no sentido de melhor resposta como citou o exemplo da instalação do laboratório de referência de diagnostico do paludismo.
Esta missão tem como objetivo avaliar o nível de preparação do país rumo a certificação, designadamente rever o progresso da implementação das recomendações das missões anteriores, relacionados com o sistema de vigilância e resposta, registro de dados, controlo de qualidade do diagnóstico do paludismo e vigilância entomológica.
Durante a sua estada no país, a equipa da OMS, manterá encontros com várias autoridades, intuições, estruturas de saúde como hospitais centrais e regionais, delegacias e centros de saúde, laboratórios públicos e privados nas ilhas de Santiago, Sal e São Vicente. Para contactar in loco a situação de preparação do país rumo a certificação.
De recordar que esta segunda missão de preparação chega a Cabo Verde, um ano depois de terem realizado a sua primeira missão de preparação que teve lugar de 27 de junho a 08 de julho do ano passado.