Dia Mundial da Saúde 2024
Para o Dia Mundial da Saúde deste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu o tema “A minha saúde, o meu direito”, visando assegurar que todas as pessoas, em qualquer lugar, possam aceder a serviços de saúde, educação e informação, bem como a água potável, ar puro, alimentação saudável, habitação condigna, condições ambientais e laborais dignas e viverem livres de discriminação.
A OMS alerta para o aumento da ameaça ao direito à saúde em todo o mundo, provocado por conflitos que devastam vidas e causam morte, dor, fome e sofrimento psicológico, além da crise climática que retira das pessoas o direito de respirar ar puro.
Destaca-se que, embora a saúde como direito humano esteja reconhecida nas constituições de mais de 140 países, poucos explicitam como financiar esse direito essencial.
Em Cabo Verde, 2024 foi declarado o Ano da Saúde Mental, com o objetivo de fortalecer a consciência social sobre esta problemática, promovendo estilos de vida saudáveis e melhorando as políticas públicas nesta área.
Assim, o Dia Mundial da Saúde (07 de abril) será assinalado este ano, sob o lema “Minha saúde, meu direito: Saúde Mental, prioridade e compromisso de todos.” Cabo Verde vai assinalar este dia alinhando a temática ao Ano da Saúde Mental declarado pelo Governo com o objetivo de aumentar o conhecimento sobre a importância da saúde mental como um direito fundamental em todas as dimensões.
Sob este lema, estão previstas um leque de atividades nomeadamente encontros com parceiros, feiras de saúde, atividade física, palestras e conversas abertas nas comunidades, nas escolas e nos liceus, a nível nacional, promovidos pelas delegacias de saúde, nos diferentes municípios e que serão realizados ao longo do mês de abril.
No entanto, o Ato Central do Dia Mundial da Saúde terá como palco este ano, a ilha de São Vicente, e terá lugar nesta segunda-feira 08 de abril, a partir das 08:30, na Academia Jota Monte. A cerimónia contará com a presidência do Representante da OMS em Cabo Verde, Dr. Daniel kertesz e da S. E. Ministra da Saúde, Dra. Filomena Gonçalves.
Logo em seguida ao Ato Central, está previsto um Encontro com o Sector Privado de São Vicente, pelas 11:00, no anfiteatro do Hospital Dr. Baptista de Sousa com o objetivo de socializar o Programa do Ano da Saúde Mental e promover um maior engajamento deste sector em prol da promoção da saúde mental ocupacional.
Ainda faz parte da agenda deste dia 08 de abril, uma Mega-Aula de Ginástica ao ar livre, envolvendo instituições, sociedade civil e associações comunitárias, desportivas e culturais da ilha, pelas 17:00 no pontão ao lado da praia da Laginha.