Semana Mundial do Aleitamento Materno 2022
O Ministério da Saúde através do Programa Nacional de Nutrição, dos Hospitais e Centros de Saúde em parceria com o Unicef e a OMS comemora de 01 a 07 de agosto, a Semana Mundial do Aleitamento Materno, sob o lema “Fortalecer a Amamentação: Educando e Apoiando”, com o objetivo de:
- INFORMAR – as pessoas sobre o seu papel fortalecendo a rede de apoio ao aleitamento materno;
- VINCULAR – o aleitamento materno como parte de boa nutrição, segurança alimentar e redução das desigualdades;
- ENVOLVER – pessoas e organizações ao longo da rede de apoio ao aleitamento materno;
- ESTIMULAR – ações de reforço da capacitação dos atores e sistemas para a mudança de comportamento.
A pandemia de COVID-19 e os conflitos geopolíticos aumentaram e agravaram as desigualdades, levando mais pessoas a insegurança alimentar. As regras de distanciamento físico significaram menos contatos, resultando em menos conhecimento e menos oportunidade para aconselhamento em amamentação. O aleitamento materno é a base da vida e contribui para a saúde, a nutrição e a segurança alimentar, tanto em situações normais como em emergências. O aleitamento materno também é um direito humano que precisa ser respeitado, protegido e cumprido.
O apoio ao aleitamento materno envolve muitos atores e níveis. As mulheres precisam de apoio do serviço de saúde, do local de trabalho e da comunidade para amamentar de forma adequada. Há uma necessidade urgente de melhorar a educação e aumentar a capacidade de todos os atores que trabalham ao longo da rede de apoio ao aleitamento materno.
O tema e os objetivos da semana ajudam a garantir instalações de saúde amiga da amamentação, comunidades e locais de trabalho de apoio, e restaurar e melhorar as taxas de amamentação, nutrição e saúde, a curto e a longo prazo.
A nível nacional as estruturas de saúde desenvolvem várias atividades com profissionais de saúde, grávidas, mães, famílias, comunidades, locais de trabalho (respeitando as medidas de prevenção preconizados), participação em programas de rádio e televisão, com objetivo de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno.
Este ano o ponto alto das atividades teve como palco a ilha do Sal, mais concretamente no Hospital Regional Ramiro Figueira e foi presidido pelo Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Dr. Evandro Monteiro.