Ministro da Saúde da Gambia considera muito bom o Sistema e Serviço de Saúde Cabo-verdiano
Em declaração a imprensa no término da sua visita de 3 dias a Cabo Verde, o Ministro da Saúde da Gambia, Ahmadou Lamin Samateh, disse que quando se vêm de fora e vendo tudo que o país tem feito e os ganhos registado é de salutar o sistema de saúde Cabo-verdiano. Por isso disse que Cabo Verde tem um sistema e serviço de saúde muito bom e bem organizado.
“Já viajei para outros países da região africana e penso que Cabo Verde é um bom exemplo. Já discutimos várias ideias e estamos com muito entusiasmo para quando regressarmos a Gambia. Nós estamos muito impressionados e queremos aproveitar esta oportunidade para agradecer o meu amigo Arlindo do Rosário pelo convite e pela hospitalidade.
Para o Ministro da Saúde de Cabo Verde, Arlindo do Rosário, esta foi uma oportunidade de mostrar ao seu homologo os ganhos, o funcionamento e os desafios do Serviço Nacional de Saúde. Por isso para além de visitar algumas estruturas de saúde na capital do país nomeadamente o Instituto Nacional de Saúde, o Centro de Saúde de ASA, o Hospital Dr. Agostinho Neto e outras instituições como o Instituto Nacional de Providência Social, a Impharma e a Emprofac, o Ministro visitou também a Região Sanitária de Santigo Norte neste sábado 06 de agosto, designadamente o Hospital Santa Rita Vieira, o Gabinete Técnico da Região o novo centro de saúde de Assomada e a delegacia e centro de saúde de São Lourenço dos Órgãos.
Segundo Arlindo do Rosário o objetivo foi de mostrar ao Ministro da Saúde da Gambia o funcionamento e a organização do Sistema Nacional de Saúde em várias áreas nomeadamente na área da prestação de cuidados primários de saúde e hospitalares, mas também as estruturas de suporte nomeadamente a visita ao Instituto Nacional de Saúde Pública para conhecer todo o trabalho que tem sido feita na área da segurança sanitária, entre outros.
Em termos da visita à Região Santiago Norte, o Ministro da Saúde disse que quis mostrar a delegação uma experiência da organização regional da saúde como uma boa experiência de Cabo Verde, em termos da coordenação regional, pois segundo disse santiago Norte é constituído por 6 municípios que tem apresentado bons indicadores de saúde e ganhos muito importantes para o sistema nacional de saúde nomeadamente em termos de eficiência e de gestão dos recursos, mas também a evolução positiva que tem conhecido o Hospital Regional com a criação de mais serviços novos (neonatologia, fisioterapia e gastroenterologia).
“Estas são experiência que quisemos partilhar com o Sr. Ministro, que também tem vindo a fazer um grande trabalho a frente da Saúde no seu país. E mostramos toda a disponibilidade para continuarmos a partilhar e temos todos a ganhar um com o outro aliás já recebemos o convite para visitarmos Gambia pelo que com certeza também vamos encontrar experiências enriquecedores que serão também importantes para nós.”
O Ministro Arlindo do Rosário considerou que os dois países sendo da mesma comunidade (CEDEAO) tem desafios comuns que podem ser vencidos juntos.
A visita decorreu de 04 a 06 de agosto e teve como objetivo de por um lado, discutir e conhecer a experiência de Cabo Verde em matéria de estratégias de eliminação do paludismo já que o nosso país se encontra em processo de eliminação da doença com avanços reconhecidos internacionalmente (4 anos sem registo de casos autóctones) e a Gambia está na fase de Pré-eliminação e por outro lado inteirar-se da nossa experiência relacionada com a campanha de vacinação contra a COVID 19 que também posiciona Cabo Verde como um caso de sucesso. Um outro objetivo preconizado é entender como funciona o sistema de segurança social de Cabo Verde.
A Comitiva do Ministro da Saúde da Gambia foi constituída pelo Diretor de Serviços de Saúde, Gestor do Programa de Malária e Gestor do Programa para EPI.