
Ministro da saúde visita delegacia de saúde da praia e alguns centros de saúde
Durante toda a manhã desta sexta-feira 21 de fevereiro, o Ministro da Saúde Jorge Figueiredo continuou o seu périplo pelas estruturas de saúde, sendo que desta vez esteve na delegacia de saúde da Praia e ainda visitou os centros de saúde da Fazenda, Acha da Grande Trás e Ponta D’Água.
Realizou um encontro com a delegada de saúde e todos os diretores dos 6 centros de saúde. Ficou a saber que no panorama dos recursos humanos repartidos pelos 6 centros de saúde da Praia, contabilizam-se 30 médicos clínicos gerais, 4 especialistas que dão consultas descentralizadas, 5 psicólogos, 64 enfermeiros, 6 assistentes sociais, 4 nutricionistas, 6 técnicos de higiene e epidemiologia, 11 técnicos de farmácias, 4 estomatologistas e 6 fisioterapeutas.
Da avaliação feita, Jorge Figueiredo avançou que dos dados a que teve acesso há uma melhoria significativa os serviços prestados na atenção primaria de saúde e com Impacto a nível da população com exemplo para a diminuição da mortalidade infantil, mortalidade geral, neonatal e materna.
Questionado sobre a formação dos profissionais de saúde, o governante garantiu que o Ministério despõe de um programa de formação continua e o mesmo está sendo implementado, não obstantes considerando que a evolução e a complexidade da saúde têm sido mais rápidas que a capacidade de dotar de recursos humanos todas as estruturas.
“Estamos neste processo, é uma decisão continua de melhorar, mas é evidente que o quadro da saúde não demora pouco tempo para ser formado e, portanto, temos este processo de décalage.” Afirmou.
O Ministro avançou, no entanto, que graças as colaborações com parceiros internacionais, nomeadamente Cuba, tem permitido provisoriamente contar com número de médicos e outros técnicos para colmatar as necessidades enquanto está-se a fazer as formações.
Quanto ao projeto da nova delegacia de saúde da Praia o Ministro informou que vai ter um encontro com o ministro das Infraestruturas para acelerar o processo e se iniciar com as obras rapidamente.
Informou ainda que o centro de diagnóstico irá ser instalado provisoriamente na Prainha enquanto se aguarda para o termino da construção das obras.
