Governo reafirma o compromisso para acabar com a VIH-sida em Cabo Verde até 2030
Um compromisso refirmado pela Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, hoje 04 de dezembro, durante a cerimónia que assinalou o Dia Mundial de Luta Contra a VIH-SIDA.
De acordo com a Ministra, o Governo vai continuar a trabalhar para que haja cada vez mais respeito pelos direitos fundamentais, para o reforço da prevenção através da sensibilização e para o diagnóstico precoce e o aumento do acesso aos cuidados e assegurou que o executivo também vai perseguir com o processo para a certificação de transmissão vertical do VIH em Cabo Verde.
“Nos acreditamos que com a colaboração entre o governo, os parceiros, a sociedade civil e o comportamento de cada um de nós, estaremos a vencer mais este desafio. Sabemos que temos a agenda 2030 e Cabo Verde tem todas as condições para conseguir cumprir essa agenda”, reafirmou.
Filomena Gonçalves enalteceu também a resiliência das pessoas que vivem com o VIH em Cabo Verde que segunda afirmou, tem aderido às orientações dos profissionais de saúde e tem contribuído nas campanhas de sensibilização da população, além de destacar o papel que os parceiros, tanto nacionais e internacionais, tem desempenhado neste trabalho, bem como a dedicação e o engajamento dos profissionais de saúde e de outras instituições de todo Cabo Verde.
No que se refere ao inquérito bio comportamental sobre o Consumo de Drogas e a sua relação com o VIH, apresentado durante o evento, a Ministra aproveitou a ocasião para apelar a redução do consumo excessivo do álcool que representa um dos fatores de ricos para as outras drogas e vulnerabilidades as infeções sexualmente transmissíveis e a uma maior divulgação da lei do álcool e outras drogas.
A Secretária Executiva do CCS-SIDA, Maria Celina Ferreira, que apresentou os resultados do Inquérito Bio comportamental sobre o Consumo de Drogas e a sua relação com o VIH, avançou que 20% das pessoas que consomem drogas em Cabo Verde prostituem-se e isso é um fator de risco para todas as infeções sexualmente transmissíveis, incluindo o VIH. A Prevalência do VIH-SIDA na população geral é de 0,6% que considerou ser uma prevalência fraca. Um outro dado adquirido em Cabo Verde é a eliminação da transmissão do VIH de mãe para filho que segundo avançou, neste momento em Cabo Verde, todas as crianças nascidas de mães seropositivas nascem sem o vírus.
O país tem como objetivo, no horizonte 2030, trabalhar para a certificação de país livre da transmissão vertical do VIH e a eliminação do Sida em Cabo Verde.
O Dia Mundial de Luta Contra o VIH-SIDA é assinalado todos os anos a 01 de dezembro e este ano o lema é “sigamos no caminho dos direitos.”