Ministério da Saúde e OMS estão a trabalhar num dicionário de indicadores de saúde
Decore de 19 a 22 de março, na cidade da Praia, um Workshop para o Desenvolvimento de um Dicionário de Indicadores de Saúde, promovido pelo Ministério da Saúde através do Gabinete de Tecnologia, Comunicação e Informação em Saúde (GTCIS), em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Este workshop enquadra-se no âmbito do Projeto de Assistência Técnica para o Reforço do Sistema Nacional de Informação Sanitária (DHIS2) e visa desenvolver um dicionário integrado de indicadores, com base no quadro existente de Monitorização e Avaliação do Plano Nacional de Desenvolvimento Sanitário (PNDS), bem como dos programas de saúde nacionais e outros referenciais como sejam os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Indicadores da Agenda 2063 e do Observatório Africano de Saúde.
O Ministério da Saúde realizou uma avaliação do Sistema Nacional de Informação Sanitária (SNIS), em dezembro de 2020, com o apoio da OMS, cujo objetivo foi de identificar lacunas críticas no SNIS de Cabo Verde e planear intervenções específicas para as colmatar. Como resultado da avaliação, 49 recomendações foram adotadas. O atual projeto de assistência técnica pretende contribuir para a execução das seguintes objetivos: Desenvolvimento de um dicionário nacional de indicadores, harmonizado e integrado; Otimização do DHIS-2 (integração dos módulos padrão da OMS na principal plataforma DHIS-2 do país); e o Desenvolvimento de um procedimento operacional padrão e de rotina para o SNIS.
A sessão de abertura teve lugar nesta manhã, 19 de março, e foi presidida pela Diretora do Serviço de Prevenção e Promoção integrada a Saúde, Yorleydis Rosabal, em representação da Direção Nacional da Saúde. A cerimonia tambem contou com a representação da OMS na pessoa da Dra. Carlota Vieira, do Diretor do Gabinete de Tecnologia, Comunicação e Informação em Saúde (GTCIS), Dilson Mesquita e do Consultor Nacional para este Projeto, Artur Correia.