Ministério da Saúde entrega ambulância nova ao Hospital Regional Santa Rita Vieira
Fruto do Projeto de Preparação e Resposta à Emergência de COVID-19, o Ministério da Saúde, com o financiamento do Banco Mundial, adquiriu duas ambulâncias, no valor de 18.459.000 Escudos Cabo-Verdianos, sendo que uma delas, foi entregue nesta tarde, 11 de dezembro, ao Hospital Regional Santa Rita Vieira (HRSRV).
O ato de entrega foi presidido pelo Secretário de Estado Adjunto da Ministra da Saúde, Evandro Monteiro, que na sua intervenção disse que esta ambulância entregue “é mais do que um veículo equipado para transporte de pacientes, é um veículo de esperança, um elo essencial na cadeia de cuidados médicos, capaz de salvar vidas e de proporcionar conforto em momentos de angustia.”
Para este Governante, com esta entrega da ambulância ao hospital de referência para os 6 municípios de Santiago Norte, reforça-se o compromisso do Governo através do Ministério da Saúde para com o fortalecimento do Sitema Nacional de Saúde e o bem-estar de todos, proporcionando serviços de saúde acessíveis e eficazes a todas as comunidades, independentemente da sua localização geográfica.
“São muitos aos benefícios que está ambulância trará à população de Santiago Norte, não só permitirá uma resposta ainda mais rápida e eficiente no transporte de doentes, especialmente nas áreas mais remotas e de difícil acesso, mas representa também uma extensão dos esforços do Governo e do Ministério da Saúde para reforçar a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças.”
Evandro Monteiro reforçou ainda que ao se fortalecer os serviços de transporte de doentes e a resposta à emergências, está-se a fortalecer a capacidade de resposta a uma variedade de situações médicas, o que se traduz numa melhoria da qualidade de vida e segurança para todos os residentes desta região.
Já a Presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Jacira Monteiro, disse que esta é uma garantia das condições para o transporte de doentes em segurança, que é muito importante para um concelho como Santa Catarina. Assegurou também que continuará junto com o Hospital Regional enquanto poder local, porque o cesso à saude é um dos direitos mais importantes a serem salvaguardados.
A presidente do Conselho de Administração do Hospital Regional Santa Rita Vieira, Ludmilde Rodrigues, agradeceu a todas as estruturas de saúde daquela região sanitária a aos bombeiros das Câmaras Municipais e a equipa do Hospital Dr. Agostinho Neto, pelos apoios no transporte de doentes, aos profissionais de saúde do HRSRV, ao Ministério da saúde a toda equipa que ouviu as preocupações e deu esta reposta com a entrega desta ambulância. Ainda garantiu que da parte da Sua Administração, tudo fará para valorizar e preservar este veículo que irá servir para melhorar as respostas a nível de toda a região sanitária.
Trata-se de uma Ambulâncias de Transporte Múltiplo (Multiple Transport Ambulance) Type A2 Mercedes-Benz Sprinter 515 CDI/37, adquiridas com o financiamento do Banco Mundial, no âmbito do Projeto de Preparação e Resposta à Emergência de COVID-19, que contou com a coordenação da Unidade de Gestão de Projetos Especiais do Ministério das Finanças e do Fomento Empresarial.
Com esta entrega, o Ministério da Saúde reforça assim a capacidade de resposta do Hospital regional especificamente e da região Sanitária Santiago Norte no que se refere ao transporte seguro dos pacientes.