Ministra da Saúde, Membro do Governo Responsável pelas relações com as Confições Religiosas recebe em visita o Bispo da Diocese de Mondoleno-Ferrol Espanha, D. Fernando Garcia
No âmbito da visita à Cabo Verde de 14 a 20 de janeiro, a Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, na qualidade do Membro do Governo Responsável pelas Relações do Governo Com as Confições Religiosas, recebeu nesta manhã, sexta feira 17 de janeiro, a visita de cortesiado Bispo da Diocese de Mondonedo – Ferrol, Dom Fernando Garcia.
O encontro serviu para trocarem impressões sobre os diversos assuntos, nomeadamente no contexto doano jubilar, a Igreja católica e a nação cabo-verdiana celebram os 500 anos da Diocese de Santiago de Cabo Verde. No decorrente ano de 2025, e dentro dos jubileus temáticos, será o Jubileu da Diáspora Cabo-verdiana na Europa.
Várias outras questões religiosas e de âmbito pastoral, matérias que aparecem implicadas, grosso modo, com a situação migratória e social dos cabo-verdianos em Espanha, bem como a participação da diáspora cabo-verdiana em Espanha nas celebrações dos 500 anos da Diocese de Santiago de Cabo Verde e colaboração do Governo no Projeto C 500, já que faz parte da história do país.
A Ministra da Saúde abordou com o Bispo a questão de Cabo Verde ser o país onde muitos migrantes da Costa Ocidental Africana vem dar a costa em pirogas e da necessidade e ambição que o Governo tem de implementar um projeto de Emergência Pré-hospitalar robusto que possa trazer mais dignidade humana no acolhimento a estes migrantes. Considerou que a acontecer seria uma parceria Importante pois isso tem muito a ver com as questões de saúde e da visão holística do Homem.
Por seu turno o Bispo Dom Fernando Garcia disse que vão analisar essa proposta e ver que possibilidade existem para esta parceria.
Considerou ainda que o encontro representa um momento de “alegria e união”, visando conhecer a realidade de Cabo Verde e ajudar a população cabo-verdiana na diáspora.
“E da minha responsabilidade como responsável pelas migrações a nível da Conferência Episcopal Espanhola, esta visita significa um ponto de encontro para que neste corredor de Rota do Atlântico podermos integrar Cabo Verde e também saber da realidade do território, qual é a situação dos muitos imigrantes que utilizam esta rota para se aproximarem de Europa”, mencionou o bispo Dom Fernando Garcia.