Ministra da Saúde e de relações com Confissões Religiosas presente em evento do 75º aniversário Cardeal Arlindo Furtado
Tarde de 4 de outubro-24, colina da Figueira das Naus, litoral extremo de Santiago Norte. Tempo chuvoso, ambiente humano acolhedor, numa cena de afeição religiosa.
Com uma particular cerimónia na comunidade de nascimento do Cardeal Arlindo Furtado, todos os familiares, convidados e presentes lá estavam para o compromisso com o bispo da Diocese de Santiago – sendo, nada mais nada menos, o primeiro Cardeal da história da Igreja Católica Cabo-verdiana, que completou, nesse dia o seu 75º aniversário.
A Sua Excelência Ministra da Saúde e membro do Governo responsável pelas relações com as confissões religiosas se fez presente na celebração duma data considerada como “muito simbólica”. Dir-se-ia especial, com os familiares (irmãos e sobrinhos) a liderarem as iniciativas da marcante consagração, na linha de reflexo vivo da entrega às causas de “Bom Pastor”, e na exaltação do bom nome de Cabo Verde no plano internacional, enquanto sua pátria de nascença.
Com as duas contíguas ruas apinhadas de gentes vindas de diversos pontos da ilha de Santiago, terá acontecido a celebração de missa com mensagens de força inspiradora, para, no final se ter feita a apresentação pública de Fundação acompanhada pela abertura oficial da Casa Museu com o nome do distinto patrono a par do lançamento de desafiante projeto da aldeia turística, denominada “Txada Lari Village Eco Resort”.
Assim se registou a vocação do Homem numa missão tida como ponte entre o presente e o futuro, a partir do seu berço de nascença, Figueira das Naus.