Conseguimos a Certificação de país livre de paludismo.
Gostaria, por isso, de endossar esta certificação ao povo de Cabo Verde. A cada Homem e a cada Mulher destas ilhas.
Esta certificação atribuída ao nosso país é um marco histórico com impacto positivo sobre a Saúde e a Qualidade de Vida dos cabo-verdianos e a reputação externa do país.
Num país que tem no turismo a sua principal atividade económica, a erradicação do paludismo significa a eliminação de um constrangimento à mobilidade e o reforço da confiança sanitária.
Estamos a celebrar um percurso de resiliência, de superação e de determinação no longo e duro caminho para o desenvolvimento sustentável.
Este é o resultado de um percurso, e ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade para manter o trabalho contínuo de prevenção e vigilância para evitar a reintrodução da doença no país. E ao mesmo tempo, para uma estratégia abrangente de prevenção e controlo dos vetores relacionados com outras doenças transmitidas pelo mosquito como dengue e zika.
Uma grande responsabilidade para o Governo e as Câmaras Municipais; para as organizações da sociedade civil e as associações comunitárias; e uma responsabilidade particular das famílias e para cada cidadão individualmente.
Assumimos assim, o elevado compromisso de manter Cabo Verde livre do paludismo com vigilância contínua e educação ambiental e em saúde dirigida às comunidades.
No combate à COVID 19 todos puderam ver de forma clara que é na prevenção que está o sucesso. No combate às outras doenças – transmissíveis e não transmissíveis – a melhor estratégia é a mesma: prevenção.
Nesta oportunidade, reafirmamos o nosso engajamento com a causa da saúde de qualidade para todos, sem deixar ninguém para trás, fazendo um tributo especial aos profissionais da saúde. Nas condições de um país como Cabo Verde, quando havia sérias dúvidas, aquando da pandemia, com os profissionais que nós temos, demos repostas adequadas, salvando vidas, protegemos as pessoas, protegemos a economia e colocamos Cabo Verde como referência no combate ao Covid-19
Temos de agradecer à OMS e aos demais parceiros pelo esforço conjugado e partilhado que temos desenvolvido no setor da saúde.
Vamos todos nos engajar para manter esta Certificação.