Workshop Nacional para elaboração de uma ESTRATÉGIA NACIONAL DE PREVENÇÃO DO SUICÍDIO
O suicídio é um evento complexo que ocorre na humanidade desde a sua fundação, cujos os custos humanos, sociais e económicos para indivíduos, famílias, comunidades e sociedade tornam-no num grave problema de saúde mental e saúde pública em todo o mundo.
Tratando-se de um evento complexo é influenciado por diversos fatores que interagem, desde os pessoais, sociais, psicológicos, culturais, biológicos e ambientais. No entanto, uma grande parte dos suicídios podem e são evitáveis!
O suicídio continua a ser um sério problema de saúde pública nos países de alta renda. Entretanto, quase 80% de todos os suicídios ocorrem nos países com rendimento médio e baixo, que respondem por uma grande parte dos suicídios globais (OMS, 2018).
Em Cabo Verde, o suicídio é a primeira causa de morte por causas externas, com um registo de cerca de 50 óbitos por ano. Em média, são oito casos de suicídio de homens para cada mulher, de acordo com os dados estatísticos nacionais entre os anos 2015 e 2018 (MSSS, 2021).
Assim o interesse do Ministério da Saúde em implementar uma Estratégia de Prevenção do Suicídio que foi manifestada no Plano de Saúde Mental 2021-2025 (MSSS, 2021). Neste sentido a Direção Nacional da Saúde através do Programa Nacional de Saúde mental em parceria com ao Organização Mundial da Saúde (OMS) organiza um Workshop Nacional para elaboração de uma ESTRATÉGIA NACIONAL DE PREVENÇÃO DO SUICÍDIO nos dias 2, 3 e 4 de novembro, na cidade da Praia baseado na estrategia da OMS “VIVER a VIDA”.