Vista do Núncio Apostólico a Cabo Verde
O novo Núncio Apostólico de Cabo Verde, S. Excia. Monsenhor Waldemar Estanislau Sommertag, realizou uma visita ao nosso País, de 06 a 09 de junho, onde manteve encontro com algumas autoridades governamentais.
Na audiência com a Ministra da Saúde e Responsável da pasta das relações do Governo com as Confissões Religiosas, Filomena Gonçalves, a candidatura para acolher a Nunciatura Apostólica em Cabo Verde e a visita do Papa Francisco foram duas questões fortes que marcaram a conversa.
Filomena Gonçalves disse que a concretização dos dois sonhos marcaria as celebrações dos 500 anos da Diocese de Santiago de Cabo Verde, um marco histórico para toda nação cabo-verdiana.
O Núncio Apostólico Mons. Estanislau Sommertag mostrou abertura e disponibilidade em exercer a sua diplomacia de influência junto da Santa Sé para trazer a Nunciatura Apostólica para Cabo Verde , destacou o clima distinto e a sólida base humana de Cabo Verde, elogiou a lei da liberdade religiosa existente, o respeito e a boa convivência entre as diferentes religiões e correntes de pensamentos, e ainda realçou que as relações humanas é a chave para todos os conflitos.
Sobre o acordo jurídico entre o Estado de Cabo Verde e a Santa Sé, a Ministra Filomena Gonçalves prometeu apostas fortes para passos mais amplos e disse que até final de dezembro do corrente ano vai ficar concluída a parte legal do acordo.
Da parte da Ministra Filomena Gonçalves ficou o convite para o Núncio Apostólico, Monsenhor Sommetarg participar na conferência Internacional sobre o “Dialogo Inter-religioso” a realizar em Cabo Verde no próximo ano de 2025, convite acolhido com muita satisfação.
De igual modo o Ministro da Educação, Amadeu Cruz, recebeu no passado dia 5 de junho, em visita de cortesia, o novo Núncio Apostólico de Cabo Verde, S. Excia. Monsenhor Waldemar Stanislaw Sommertag, acompanhado do Cardeal Dom Arlindo Furtado e do Bispo da Diocese de Mindelo, Dom Ildo Fortes.
A visita serviu para dar as boas-vindas ao novo Núncio Apostólico de Cabo Verde e para abordar questões ligadas as áreas de cooperação no âmbito da Concordata entre o Estado de Cabo Verde e a Santa Sé, destacando a importância e o impacto positivo da introdução da disciplina de Educação Moral Religiosa Católica (opcional) no currículo escolar.
O Monsenhor Waldemar Stanislaw Sommertag, visitou também a Escola Universitária Católica, onde enalteceu a importância da educação na implementação de valores, e destacou a valiosa lei de liberdade religiosa em Cabo Verde.
Para Universidade Católica a visita do Núncio Apostólico tem uma carga simbólica forte para Cabo Verde e poderá ser uma oportunidade para se aproveitar a magistratura de influencia desta entidade do vaticano e ajudar em questões importantes que afetam o mundo como a migração clandestina.
Sua Santidade o Papa Francisco nomeou o novo núncio apostólico para Cabo Verde e delegado apostólico no Senegal, Mauritânia, Sua Excelência Monsenhor Waldemar Stanislaw Sommertag, polonês de 54 anos.
Waldemar Stanislaw Sommertag graduou-se em direito canónico e ingressou no serviço diplomático da Santa Sé em 19 de junho de 2000. Trabalhou nas nunciaturas na Tanzânia, Nicarágua, Bósnia e Herzegovina, Israel, Palestina e Chipre, bem como em Roma na Seção de Relações com os Estados da Secretaria de Estado.