Vice-Ministro da Saúde de Malawi visita Hospital Dr. Agostinho Neto
O Vice-Ministro da Saúde de Malawi, Enock Phale, que se encontra em Cabo Verde no âmbito do encontro Regional sobre Telemedicina organizado pela OMS/AFRO de 21 a 25 de novembro, visitou na manhã desta quinta-feira 24, o Hospital Dr. Agostinho Neto, acompanhado do Secretário de Estado Adjunto da Ministra da Saúde, Evandro Monteiro.
Recebido pelo Conselho de Administração daquele Hospital, o PAC Imadoeno Cabral, liderou a visita tendo aprestando vários serviços nomeadamente, a Unidade de Cuidados Intensivos, o Serviço de oncologia e de Diálise.
Entretanto o foco mesmo foi o serviço de telemedicina, onde o Governante muito bem impressionado queria conhecer a experiência de Cabo Verde e as instalações em matéria de telemedicina.
Depois de ter se inteirado dos ganhos do Serviço Nacional de telemedicina instalado em Cabo Verde desde 2014, para possibilitar a realização de consultas a distância entre médicos e especialistas nos hospitais centrais e reginais, contribuído para a diminuição das evacuações internas, disse ter visto que Cabo Verde tem muitas boas práticas no uso das tecnologias de informação e comunicação em saúde possibilitando aumentar a cobertura universal em saúde e que o seu país está muito interessado e continuar a articulação com o nosso arquipélago.
No mesmo dia, o Vice-Ministro ainda visitou o Instituto Nacional de Saúde Pública, nomeadamente, o laboratório de entomologia médica e o observatório nacional de saúde e ainda o Centro de Saúde de São Lourenço dos Órgãos no interior de ilha de Santiago.
Malawi ou país cujo nome significa “sol nascente” situado na África Oriental limitado a norte e a leste pela Tanzânia, a leste, sul e oeste por Moçambique e a oeste pela Zambia. A Sua capital é Liongué.