Sob o lema “Formar mais para cuidar melhor” o I Fórum da Medicina Geral e Familiar
O Ministério de Saúde de Cabo Verde iniciou no ano 2022 a Formação de 25 Médicos de Família, no país e abriu uma segunda turma no final do mesmo ano com mais 4 novos médicos. Em junho deste ano, altura em que este curso terá o seu termino, estes profissionais estarão preparados para atuarem mais perto das comunidades e das famílias cabo-verdianas auxiliando na implementação de políticas de prevenção e promoção da saúde das famílias e das comunidades.
A criação e institucionalização da Medicina Geral e Familiar em Cabo Verde faz parte do Programa do Governo e é uma medida de política já assumida por este governo como uma das principais estratégias para promover a consolidação do reforço dos cuidados primários de saúde e vista como elo de ligação da população com o Sistema Nacional de Saúde. Permite contribuir para alcançar a cobertura universal da saúde, nos níveis que vão desde a promoção da saúde, à prevenção da doença, à prestação de cuidados curativos, de reabilitação e dos cuidados paliativos, e num grau de ainda maior proximidade com as pessoas, com as famílias e com as comunidades.
Com a realização deste Fórum, o Ministério da Saúde promove uma oportunidade de debate de temas com impacto na saúde das pessoas e um contributo para o desenvolvimento da formação Médica. O evento esta enquadrado no Protocolo de Cooperação da formação em exercício de especialistas em MGF, firmado entre o Ministério da Saúde de Cabo Verde e o Ministério da Saúde de Portugal e a Ordem do Médicos Cabo-verdianos.
Sob o lema “Formar mais para cuidar melhor” o I Fórum da Medicina Geral e Familiar em Cabo Verde, realiza-se na cidade da Praia, de 11 a 13 de abril de 2024 e destina-se a médicos nacionais que estão a frequentar o curso de medicina geral e familiar, clínicos gerais, estudantes de medicina da UNICV, tutores dos estágios hospitalares e outros profissionais médicos e não médicos Cabo-verdianos.