Secretário de Estado da saúde preside a sessão de enceramento do programa conjunto de promoção da segurança humana da pandemia de covid19
O Secretário de Estado Adjunto da Saúde, Evandro Monteiro, presidiu na tarde desta terça-feira, 26 de setembro, na Cidade da Praia, na Sessão Oficial de Encerramento do Programa Conjunto de Promoção da Segurança Humana da Pandemia de COVID-19, em comunidades vulneráveis de Cabo Verde. O evento teve como objetivo promover a sensibilização e defesa da abordagem da segurança humana na superação da Pandemia de COVID-19 em comunidades vulneráveis de Cabo Verde.
Durante sua intervenção, o Secretário de Estado destacou a importância de reconhecer que, apesar do fim da Emergência de Saúde Pública Internacional relacionada à COVID-19 há alguns meses, os impactos da pandemia continuarão a ser sentidos a longo prazo. Frisando, que o país agora enfrenta o desafio de entrar em uma nova fase de convivência social e reativação das atividades socioeconômicas, mas as incertezas persistem no horizonte.
Evandro Monteiro enfatizou que a chave para superar as ameaças da pandemia, especialmente para as comunidades mais vulneráveis, “está na promoção da abordagem da segurança humana”. Essa abordagem, segundo o governante, deve ser alcançada por meio da colaboração na criação de espaços e na promoção da coexistência pacífica.
O Secretário de Estado também destacou os resultados positivos do programa conjunto, mencionando que mais de 500 pessoas foram sensibilizadas nas comunidades focadas nesta fase em relação ao conceito de segurança humana. Além disso, técnicos municipais, funcionários da administração central e líderes comunitários foram treinados na integração da abordagem de segurança humana nos Planos de Desenvolvimento locais e setoriais. Isso tem um grande potencial para impactar significativamente as comunidades mencionadas, tanto diretamente quanto indiretamente. Ganhos estes destacou serem extraordinários e “que teremos de consolidar e multiplicar, sempre investindo no controle das determinantes sociais, ambientais, econômicas e culturais, que, no nosso caso em concreto, impactam a saúde, a segurança sanitária e a segurança humana”.
Evandro Monteiro concluiu agradecendo às Nações Unidas, à ONUDC e ao ONU-Habitat por sua colaboração essencial na promoção da segurança humana e desenvolvimento sustentável em Cabo Verde. Expressando gratidão aos participantes das comunidades envolvidas “por seu papel fundamental na implementação do programa” e enfatizou a importância da proteção das liberdades e direitos fundamentais na promoção da segurança humana, expressando confiança no compromisso de todos em criar um caminho seguro, saudável e sustentável para a nação.
Por seu turno, a Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, Dra. Patrícia Portela Fernandes de Souza, aproveitou a oportunidade para agradecer a todos que contribuíram direta e indiretamente para a realização bem-sucedida do programa, destacando a importância do apoio do Governo de Cabo Verde.