Secretário de Estado da Saúde leva mensagem de natal aos doentes internados no Hospital Dr. Agostinho Neto
Nesta manhã de terça-feira, 19 de dezembro, todas as enfermarias do Hospital Dr. Agostinho Neto, receberam a visita do Secretário de Estado Adjunto da Ministra da Saúde, Evandro Monteiro, que levou como é prática todos os anos, a mensagem natalícia com prendas para todos os pacientes internados naquele estabelecimento hospitalar.
O objetivo foi de compartilhar mensagens de boas festas e promover um ambiente de confraternização tanto para os doentes como para os seus familiares, neste momento que estão impossibilitados de estarem com a familia por causa das suas condições de saúde.
Segundo Evandro Monteiro, que esteve acompanhado pelo Presidente do Conselho de Administração do HAN, Gabriel Gonçalves, e demais membros do conselho de administração, as festividades de natal “é sempre um momento especial” e numa estrutura de saúde, carrega em si alguma particularidade, pois sabe-se que são pessoas que poderiam estar em casa, mas que por motivos de doenças estão nesta infraestrutura e é obrigação das autoridade trazer o aconchego aos internados e também um alento para com a situação clínica e a própria doença. “Queremos dizer que o governo está e sempre estrará perto, das pessoas.”
“De facto a mensagem é reforçar o nosso compromisso para com a causa da saúde pública, com os desafios que ainda temos pela frente assegurando também os ganhos adquiridos nos últimos anos, mas cientes das adversidades que teremos de trabalhar juntos para ultrapassar.”
Questionado sobre os principais desafios, o Secretário de Estado avançou que Cabo Verde está na fase de transição epidemiologia onde persistem as doenças transmissíveis e as doenças crónicas em crescimento, nomeadamente as doenças oncológicas e as doenças do fórum cardio-circulatório. Considerou ainda que há desafios nos serviços de neonatologia, mormente os grandes ganhos que o país tem conseguido sendo o país africano com menor taxa de mortalidade infantil.
Disse que foram feitos investimento e que é preciso continuar a investir nas próprias causas das doenças onde o país conseguiu reduzir o número de evacuações na área da oncologia, conseguiu-se melhor o diagnóstico dos cancros de mama e afirmou que há hospitais que conseguem fazer estudos radiológicos, mamográficos que antes não haviam. “Tudo isso são passos que damos e precisamos sim de mais recursos humanos e mais especialistas, por exemplo em serviços de anatomopatologistas porque o diagnóstico é fundamental.
De acordo com o programa, o Secretário de Estado participou da eucaristia na Capela Santa Isabel do hospital, onde dedicou a sua mensagem de natal, seguido de distribuição de prendas de natal aos pacientes em cada serviço de internamento do referido hospital, designadamente pediatria, dialise, maternidade, ortopedia, cirurgia, medicina, oncologia e banco de urgencia de adultos.
As atividades natalícias no hospital Dr. Agostinho Neto, ainda vão continuar durante o dia e nos próximos dias com cânticos natalícios de vários grupos, apresentação de grupos de teatro infantil, momentos de convívio com os pacientes, no sentido de proporcionar um natal mais humanizado e acolhedor para todos os pacientes e seus familiares. Desta atividade ainda, participaram todas as madrinhas e padrinhos dos vários serviços do HAN.