Programa Nacional de Saúde Sexual e Reprodutiva e o Programa de Saúde do Adolescente promovem conversa aberta com adolescentes no âmbito do março mês da mulher
No âmbito das atividades comemorativas do março mês da mulher, o Programa Nacional de Saúde Sexual e Reprodutiva e o Programa de Saúde do Adolescente daDireção Nacional da Saúde promoveram nos dias 18 e 25 de março uma conversa aberta com os alunos dos liceus de S. Domingos e Calheta de S. Miguel cujo objetivo foi de consciencializar os adolescentes e jovens sobres as questões da gravidez na adolescência, a importância do uso de métodos contracetivos, a importância da inteligência emocional, o desenvolvimento de competências emocionais e sociais, e violência no namoro.
As abordagens dos adolescentes e jovens visam essencialmente prevenir os fenómenos que afetam a adolescência e promover estilos de vida saudáveis.
Em Cabo Verde, o mês de março “Mês da Mulher”, em que se assinala o dia 8 como dia internacional da mulher e o dia 27, dia da mulher Cabo-verdiana, é assinalado com várias iniciativas e ações que visam uma maior sensibilização e informação sobre a saúde da mulher e dos adolescentes (meninas e rapazes) com foco na prevenção dos cancros da mama e o do colo do útero, combate à violência e abuso sexual, prevenção da violência no namoro, entre outros temas.
O dia 8 de março foi oficializado como o dia internacional da mulher desde 1975 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de afirmar as lutas sociais, políticas e econômicas das mulheres.