Programa de Saúde do Idoso promove formação sobre cuidados com a pessoa idosas na ilha de São Nicolau
O Ministério da Saúde através do Programa Nacional de Saude do Idoso promoveu durante os dias 14 e 15, na Ribeira Brava uma a formação destinada aos profissionais de saúde e pessoas que cuidam de idosos.
Segundo a coordenadora do Programa, Natalina Silva, a formação é destinada aos profissionais de saúde e pessoas que cuidam de idosos, mas também às famílias devido ao seu papel.
“A capacitação é dirigida aos profissionais de saúde e cuidadores, mas também às famílias, sendo que também devem ser capacitadas e informadas de como cuidar das pessoas idosas e está agendada na orientação e estratégia da OMS 2020/30”, afirmou.
Conforme explicou o objetivo é promover uma “melhoria” na atenção da pessoa idosa, ou seja, promover uma “atenção integrada” onde quer que estejam e visa essencialmente implementar as directrizes do ICOPE, ou Programa de Atenção Integrada para a Pessoa Idosa de forma a ter um melhor acesso a cuidados de saúde.
Em entrevista, a formanda Rosa Ramos, voluntária que cuida de idosos, realçou a importância da formação para o melhor desempenho da sua função.
“Foi muito bom e assim é possível estarmos mais atentos no tratamento dos nossos idosos e apoiá-los nas suas dificuldades”, disse.
Para Adilia Alves, enfermeira, a formação terá um “impacto” notável no exercício da sua função com os idosos, e assim contribuir para a melhoria de vida dos mesmos.
A formação resulta da parceria entre o Ministério da Saúde, OMS, Organização da Saúde da África Ocidental, com o apoio da Câmara Municipal da Ribeira Brava.