Primeiro-ministro e Ministro da Saúde recebem a Missão da Associação de Médicos Cabo-verdianos nos EUA
Num encontro que teve lugar na tarde desta segunda-feira, 04 de abril, no Ministério da Saúde, o Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva acompanhado do Ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, receberam o grupo de médicos da Associação de Médicos Cabo-verdianos nos EUA que se encontram em Cabo Verde de 01 a 09 de abril numa missão médica a diferentes hospitais do país.
A saída do encontro o Primeiro Ministro considerou que o facto destes profissionais estarem no país a realizar intervenção sobretudo na área cirúrgica é muito importante e disse que permite alargar o leque de intervenções na saúde em Cabo Verde.
“Porque hoje com a telemedicina quanto mais avançado for, temos a possibilidade de à distancia fazer ações e também estão disponíveis a virem mais vezes para Cabo Verde e isto quer dizer que as nossas capacidades em termos de recursos humanos aumentam consideravelmente, com uma disporá extrema e altamente capacitada” realçou.
No que tange a continuidade e sustentabilidade destas missões, Correia e Silva disse que o Governo tem estado a fazer investimentos nomeadamente na área das tecnologias, digitalização e a introdução da 5G que permite aumentar significativamente o nível de ações na telemedicina e manter os contactos com os profissionais.
Para o Presidente da Associação dos Médicos Cabo-verdianos nos EUA, Júlio Teixeira, a sua instituição pode cooperar com a terra natal através de várias formas nomeadamente através de missões médicas, envio de equipamentos e materiais médicos e também através de vinda de amigos e colegas dos EUA que desejam colaborar com Cabo Verde.
Falou ainda que a receção no país pelas autoridades sanitárias tem sido boa.
Esta missão é composta por 26 profissionais dividido em 4 equipas cirúrgicas sendo na área de oftalmologia, cabeça-pescoço, cirurgia geral, ginecologia para além de uma equipa de saúde mental.
O programa desta missão destina-se a reunir os membros desta Associação radicada nos Estados Unidos com os colegas médicos Cabo-verdianos com o objetivo de trocar experiências, em termos da prática da medicina e os desafios dos serviços de saúde em Cabo Verde, para além de programas de emersão clínica, designadamente:
- Hérnia e cirurgia laparoscópica no Hospital Dr. Agostinho Neto;
- Cirurgia de catarata, no Hospital Dr. Batista de Sousa;
- Laparoscopia ginecológica e distúrbios do assoalho pélvico HAN;
- Saúde mental violência sexual, violência doméstica e abuso e dependência química