Palmeira na Ilha do Sal terá o seu Centro de Saúde dentro de pouco tempo
O lançamento da obra para construção no Centro de Saúde de Palmeira, na ilha do Sal, foi feita recentemente pelo Ministro da Saúde, juntamente com o edil local, Júlio Lopes, na presença dos eleitos nacionais e municipais, dos dirigentes da saúde na ilha e da população.
Depois do Centro de Saúde de Santa Maria, inaugurado em agosto de 2020, o Governo avança com a construção de mais uma infraestrutura de saúde na ilha do Sal.
Trata-se de um projeto que está orçado em cerca de 38.415.186,00 ECV, cujo prazo de execução é de 6 meses e contemplará os seguintes serviços: Sala de Espera, Sala de procedimentos, instalações sanitárias, refeitório, sala de reunião, depósito de materiais-esterilização, consultórios médicos, sala de enfermagem, sala de planeamento materno infantil (vacinação), sala de administração, sala de aerossol entre outros serviços.
Para o Ministro, Arlindo do Rosário, este passo “representa muito” para a ilha e para aquela comunidade, pois o objetivo é cobrir e responder as demandas de saúde da população.
“As obras vão arrancar de imediato. Até ao final do ano, pelo menos é o que está previsto, teremos um centro de saúde na Palmeira que irá dar resposta em termos de cuidados primários de saúde à população desta localidade que se encontra em franca expansão, não só em termos populacional, mas do ponto de vista turístico, e de outras atividades”, sublinhou
O Centro de Saúde de Palmeira está enquadrado no âmbito da modernização do Sistema de Saúde e com o objetivo de prestar um serviço de proximidade e como maior qualidade à população. Neste âmbito, o Ministério da Saúde (MS) alinhado ao Programa do Governo da X Legislatura tem previsto a construção de um conjunto de infraestrutura de saúde, entre os quais esta estrutura, para reforçar a resposta do sector à população da ilha em geral e em particular da localidade de Palmeira.
Para além deste importante projeto, a ilha turística também será contemplada com o projeto de expansão do Hospital Regional Ramiro Figueira e ainda com o projeto Reforço da Cobertura dos Cuidados de Saúde Mental, ambos considerados essenciais para o sector na ilha.