Os enfermeiros são para o Sistema Nacional da Saúde um profissional de destaque – Secretário de Estado da Saúde
Esta consideração foi feita hoje, 12 de maio, pelo Secretário de Estado Adjunto da Ministra da Saúde, Evandro Monteiro, na abertura do Ato Central de comemoração do Dia Internacional do Enfermeiro, promovido pela Comissão Instaladora da Ordem do Enfermeiros de Cabo Verde, na Cidade da Praia.
“Não tenho dúvida que são, para o Sistema Nacional da Saúde, para a nossa nação e para o mundo, este profissional de destaque que, como nenhum outro, espelha o papel fundamental que um cuidador, prestador de assistência e garante do bem-estar, tem para qualquer sociedade, Cabo Verde não sendo exceção” afirmou.
Para o Secretário de Estado, os enfermeiros tem sido um dos motores das respostas sanitárias como reflexo qualitativo que impulsiona o sector. “A enfermagem sempre foi uma profissão importante para a sociedade e, com a pandemia, ganhou uma centralidade e uma força ainda maior em todo o mundo.”
Ressaltou que nos últimos anos, esta classe tem obtidos ganhos importantes, nomeadamente a criação da Comissão instaladora e a eleição do primeiro Bastonário da Ordem, o reforço com mais enfermeiros pois o rácio enfermeiro/habitante passou de 15/10.000, em 2017, para 19/10.000 em 2021 e garantiu que o ministério tem estado a trabalhar no novo plano estratégico dos recursos humanos da saúde que irá comtemplar as questões técnicas, de formação, de especialização e levará em conta a quantidade necessária.
Evandro Monteiro reconheceu também que a atuação dos enfermeiros tem sido testemunhada em todas as vertentes, desde os aspetos promocionais e de prevenção, ligados à atenção primária, na vacinação alargada, no combate e vacinação contra a COVID-19 e especificamente, na comunicação e no reforço das mudanças e adoção de estilo de vida saudáveis, no trabalho comunitário, domiciliar, mas também a nível Hospitalar, a braço com dificuldades em todos os recantos de Cabo Verde.
O ato central do dia internacional do Enfermeiro também contou com a presença do Represente da Organização Mundial da Saúde (OMS), Daniel Kertezs, que disse que os enfermeiros desempenham um papel fundamental na prestação dos cuidados de saúde e são frequentemente “os heróis desconhecidos”, pois em muitas ocasiões são os primeiros a detetar as emergências e trabalham na linha da frente, na prevenção de doenças, no tratamento e na reabilitação. Nesse sentido, considerou que para que o mundo alcance da meta “saúde para todos” dependerá da existência de recursos humanos suficientes, em especial, os enfermeiros.
Para o Presidente da Comissão Instaladora da Ordem dos Enfermeiros José Carlos Viera, a valorização do enfermeiro passa pelo exercício da profissão em condições dignas, ser respeitado, beneficiar de formação continua e especializada, sem esquecer que o próprio profissional tem que se valorizar, auto capacitar-se e esforçar-se para prestar um serviço de excelência.
O Dia Internacional do Enfermeiro é celebrado em todo o mundo, a 12 de maio, este ano sob o lema, Nossos Enfermeiros, Nosso Futuro.