O trabalho deve ser um meio de dignidade e realização, não de opressão e sofrimento – Ministra da Saúde
Esta afirmação foi feita hoje, 25 de junho, pela Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, durante a cerimónia de abertura da Semana da Função Pública, realizado pelo Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública, este ano sob o lema “Promoção da Saúde Mental no ambiente de trabalho”.
Enquadrado no âmbito de 2024 Ano da Saúde Mental declarado pelo Governo e ao lado da Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Edna Oliveira, a Ministra da Saúde fez a sua intervenção na cerimónia destacando a importância da saúde mental no ambiente laboral, citando o Papa Francisco que afirmou que o trabalho deve ser um meio de dignidade e realização, não de opressão e sofrimento. Segundo a Ministra esta visão também é partilhada pelo Governo que se compromete a criar as condições laborais cada vez mais saudáveis e combater o estigma associado aos transtornos mentais.
Para a governante da pasta saúde as emoções positivas no local de trabalho como a gratidão e alegria podem melhorar a saúde mental reduzir o stress e aumentar a resiliência e a criatividade dos membros da equipa. A ministra aproveitou a ocasião para reafirmar o compromisso do governo para com o programa do Ano da Saúde Mental cujas ações incluem campanhas de sensibilização, programas educativos e atividades comunitárias que visam alcançar todas as camadas da sociedade Cabo-verdiana, incluindo locais de trabalho para garantir que cada cidadão tenha acesso a serviços de saúde mental de qualidade.
“A Nossa missão é clara, devemos trabalhar juntos para criar ambientes laborais que promovam a saúde mental. Isso envolve a implementação de programas de formação e capacitação para gestores e profissionais de saúde, a promoção de políticas inclusivas e eficazes, bem como a criação duma cultura de apoio e compressão no local de trabalho.
A III Semana da Função Pública realiza-se de 21 a 27 de junho, este ano sob o lema “Promoção da Saúde mental no ambiente laboral”.