O Responsável do Programa de Eliminação de Paludismo em Cabo Verde, financiado pelo Fundo Global para o VIH, Tuberculose e Paludismo, Adilson de Pina é o segundo Cabo-verdiano a ser selecionado para a BOLSA KOFI ANNAN DE LIDERANÇA EM SAÚDE PÚBLICA.
O Responsável do Programa de Eliminação de Paludismo em Cabo Verde, financiado pelo Fundo Global para o VIH, Tuberculose e Paludismo, desde 2012, Especialista em Saúde Pública, Monitoria e Avaliação, Investigador, Professor Universitário e colaborador do Ministério da Saúde, no CCS-SIDA, Doutor Adilson José de Pina, foi selecionado para a BOLSA KOFI ANNAN DE LIDERANÇA EM SAÚDE PÚBLICA, um Programa de CDC África da União Africana.
Para Adilson de Pina “ser selecionado de entre 6.000 candidatos, torna esta experiência mais desafiante e promissora, mas, ao mesmo tempo, um reconhecimento das valências e capacidades adquiridas ao longo dos tempos, que certamente, vão ser reforçadas para uma visão e campo de ação mais global, com foco nas questões da saúde global em África”.
Este é o segundo cabo-verdiano a ser comtemplado por esta bolsa, além da Dra. Maria da Luz Lima, Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), selecionada na primeira Edição em 2020.
Adilson DePina, é Doutor em Saúde Pública pela Universidade Cheikh Anta Diop de Dakar, Senegal, Mestre em Saúde Pública pela Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, tem um Mestrado Internacional em Entomologia Médica e Veterinária da Universidade Montpellier II, França, Mestre em Biologia Humana e Ambiente e Licenciado em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Tem sido pessoa chave no processo de eliminação do Paludismo em Cabo Verde, com inúmero estudos e artigos publicados em jornais top five sobre o paludismo, incluindo publicações sobre VIH, COVID e outros domínios em Cabo Verde. Colabora como Investigador Associado no Instituto Nacional de Saúde Pública, participa em várias equipas e consórcio de investigação, como o PAMCA, ASTMH, Freedom From Infectiom, Target Malaria entre outros.
Em Maio de 2020, a Comissão da União Africana lançou esta Bolsa de Liderança em Saúde Pública do Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC África) Kofi Annan, em parceria com a Fundação Kofi Annan, após sua aprovação pelo Conselho de Administração do CDC África em Março de 2018.
A bolsa visa apoiar líderes influenciadores de saúde pública (bolseiros) em África na aquisição de habilidades e competências avançadas para traçar estratégias, gerenciar e liderar programas de saúde pública que irão transformar positivamente a saúde pública em África. Os bolseiros admitidos no programa são profissionais de alto nível de saúde pública dos Estados Membros da União Africana, que contribuirão e liderarão a implementação de uma nova ordem de saúde pública para África e, por sua vez, desenvolverão a próxima geração de líderes de saúde pública.
Este programa visa líderes influenciadores com experiência em qualquer domínio da saúde pública, incluindo, mas não se limitando a, One Health, medicina humana, finanças, política de saúde, saúde animal ou saúde ambiental. Especialistas que desejam adquirir competências avançadas na liderança de iniciativas de saúde impactantes, empregando diplomacia da saúde, bem como melhorar a sua capacidade de desenvolver objectivos ousados, estratégicos e alcançáveis para impulsionar África no sentido de alcançar a Agenda 2063.
A bolsa apoiará 12 meses de desenvolvimento profissional de alto nível em liderança avançada em saúde pública, que inclui a aquisição de habilidades em diplomacia da saúde, gestão de mudanças, influência sobre políticas, entre outros. Os bolseiros serão apoiados por especialistas experientes em áreas relevantes de África e da diáspora.