O OE 2022 para a saúde vai procurar responder ao contexto da pandemia e aos desafios da saúde pública
O Ministro da Saúde esteve hoje, 03 de dezembro, no parlamento para discussão do OE para 2022 para área da saúde na especialidade. Á saída, Arlindo do Rosário disse que é um orçamento estimado em 7.700.000 contos que procura responder, de certa forma, não só ao contexto da pandemia, mas também a outros problemas de saúde pública existentes.
Segundo o Ministro desde 2015 tem havido um aumento sustentado do orçamento do Ministério da Saúde muito voltado para o reforço dos recursos humanos, mas também de todo o programa de infraestruturação de sistema nacional de saúde.
“Digamos que para os próximos anos, nós devemos ter como grande prioridade o reforço dos recursos humanos. Hoje em dia, a saúde faz-se não apenas com médicos e enfermeiros, mas também com técnicos de várias áreas, a parte administrativa e de gestão também necessita de várias áreas e por isso, temos que continuar a apostar neste reforço dos trabalhadores da saúde em Cabo Verde.
Arlindo do Rosário reconheceu também a necessidade de continuar a caminhar para aumentar o rácio de trabalhadores de saúde/habitantes, pois segundo disse, a OMS recomenda 2 a 3 trabalhadores por cada mil habitantes e em Cabo Verde ainda o rácio médico/habitante é de 1/mil habitantes.