O Ministro da Saúde realiza visita de dois dias à ilha do Sal tendo na agenda inauguração da nova sala de raio x do HRRF para além de visita às estruturas de saúde.
A visita que começou nesta quinta-feira 13 de outubro, ao centro de saúde de Santa Maria, Delegacia de Saúde em Espargos e ainda as obras de construção do novo centro de saúde de palmeira tem por objetivo constatar o estado de funcionamento das estruturas e o andamento dos projetos em curso na ilha.
Acompanhado da Diretora Geral do Orçamento Planeamento e Gestão do Ministério da Saúde, Maria Rosário Correia e juntamente com o Delegado de Saúde da ilha, Jose Rui Moreira, o Ministro da Saúde apurou o estado de funcionamento das estruturas de saúde de atenção primaria da ilha, o processo de vacinação contra covid19 para crianças dos 05 aos 11 anos e ainda o estado de avanço da obra em execução do centro de saúde palmeira. Em declaração o Ministro Arlindo do Rosário considerou que o mesmo está a um bom ritmo.
No segundo dia da visita, o titular da pasta de saúde vai inaugurar a nova sala de raio x do Hospital Regional Dr. Ramiro Figueira.
Trata-se de uma obra que se enquadra no âmbito do processo de modernização dos sistemas de imagem médica nas estruturas de saúde do país, onde foram efetuados várias intervenções de fundo no sentido de por um lado proporcionar aos técnicos e doentes, maior segurança radiológica e por outro melhorar a qualidade das imagens para o diagnóstico, e oferecer outras soluções e perspetivas da utilização eficiente, das imagens para um diagnóstico, cada vez mais seguro, e sobretudo proporcionar uma terceira opinião através da troca de imagens via internet.
O Ministério da Saúde iniciou nos últimos 3 anos o processo de substituição dos reveladores bem como dos meios de obtenção de imagens transitando gradualmente da digitalização por chassis de ecrãs de fosforo para os sistemas de digitalização direta com o objetivo de melhorar os meios de diagnóstico por imagem em todo o país. Desde 2016 que se está a implementar um upgrade em todos os equipamentos de imagiologia principalmente nos dois hospitais Centrais da Praia e de S. Vicente, com vista a uma transição profunda das imagens para digital direto (DR).
Neste momento, todas as ilhas de Cabo Verde dispõem de equipamentos modernos e digitais de radiologia instalados para darem melhores respostas em termos de diagnóstico e a ilha do Sal nomeadamente no Hospital Regional Dr. Ramiro Figueira é a penúltima ilha onde foi instalado o novo aparelho de Raio X digital, financiado pelo Banco Mundial.
Com a finalização do processo de modernização/digitalização das imagens de raios x em Cabo Verde, contribui-se para a melhoria na capacidade e qualidade dos diagnósticos por imagem, para a desmaterialização dos arquivos das imagens de raio x.