O alargamento do horário de funcionamento do Centro de Saúde de Ponta d’Água está a funcionar bem – Diretora Nacional da Saúde
De visita à aquela estrutura de saúde, na última sexta-feira 25 de outubro, a Diretora Nacional de Saúde, Angela Gomes, fez um balanço positivo sobre o funcionamento deste centro, duas semanas depois de ter sido alargando o horário de funcionamento até às 20:00.
Segundo comunicou esta é uma medida que faz parte da política de alargamento do acesso aos cuidados de saúde primários do Ministério da saúde que já vinha sendo equacionado, mas que a epidemia da dengue acabou por acelerar. Visa aumentar o acesso das populações aos serviços prestados nestes nos centros de saúde, principalmente nos grandes centros urbanos, com vista a aliviar os bancos de urgências dos Hospitais.
Disse ainda que este alargamento visa especificamente dar resposta a toda a zona norte da cidade da Praia que cobre uma população com mais de 40 mil habitantes.
“O balanço é extremamente positivo, com uma boa perceção da população, muito bem acolhida pelos profissionais que foram devidamente reforçados através dos serviços centrais, afirmou.
Para além dos atendimentos específicos aos pacientes com suspeita de dengue, o centro garante também atendimento a qualquer paciente com outras situações de saúde.
Para que o centro de saúde de Ponta d’Água passasse a funcionar das 08:00 até às 20:00 de segunda à sexta, o Ministério da Saúde investiu em reforço dos Recursos Humanos afetos à aquela estrutura, nomeadamente com a contratação de mais um médico, dois enfermeiros, ajudantes dos serviços gerais e 2 seguranças.
Com isso, totalizam dois centros de saúde na cidade da praia com o alargamento do horário de Funcionamento, o de Ponta d’Àgua e de Tira Chapéu.