Ministro da Saúde recebe a equipa do Projeto Health CV que se encontra de visita à Cabo Verde
Arlindo do Rosário, Ministro da Saúde recebeu hoje em visita uma equipa do Projeto Heath CV, no âmbito da uma missão ao nosso país.
Após o encontro, a Diretor de Operações do Projeto Health CV, Elizabeth da Moura Morreira disse estão otimistas em relação a possibilidade de ajudar os Cabo-verdianos tanto nos EUA como aqui em Cabo Verde e conseguir fortalecer esta colaboração.
Dentre os vários assuntos tratados com o Ministro da Saúde, destaca-se a questão de apoio do governo durante a realização das missões à Cabo Verde, a possibilidade de desenvolvimento de ações de capacitação dos profissionais de saúde Cabo-verdianos e a questão de assinatura de um memorando nomeadamente na área da saúde.
Um outro assunto também tratado durante este encontro foi a possibilidade de criar uma publicação nos EUA sobre o trabalho do Sistema Nacional de Saúde Cabo Verde, no sentido de ajudar os profissionais de saúde que atendem Cabo-verdianos naquele país a melhorar o entendimento a nossa diáspora.
Neste encontro com o Ministro da Saúde estiveram presentes Elizabeth da Moura Morreira que é Diretora de operações e Projeto Health CV, Machel Fine, Clinico Geral, Chefe Estrategista e Angela Pezare, Chefe de uma fundação de serviços públicos.
Trata-se de 13º missão que o Projeto Health CV realiza à Cabo Verde, sendo que a maioria das suas ações tem sido desenvolvido na Ilha da Brava, mas também no Hospital Dr. Agostinho Neto e Santa Rita Vieira, em Santiago Norte.
Segundo esta responsável durante os dois últimos anos não realizaram as missões à Cabo Verde por causa da pandemia da Covid19 mas disse que o projeto realizou muitos trabalhos durante este período como os emigrantes nos EUA.
Disse que esta missão está a ser muito profícuo não só pelos encontros já mantidos com várias autoridades nacionais, mas também com as autoridades de saúde e avaliam positivamente o Sistema de Saúde Cabo-verdiano deixando a garantia de que o Projeto Health CV vai continuar com as suas ações nomeadamente em Santiago Norte e na Praia através de profissionais como clínicos gerais, na área das doenças infeciosas, pediatria e urologia.
Durante esta missão vieram cerca de 30 profissionais de saúde especializados, e decorre de 02 a 15 de junho com intervenções na Ilha da Brava e nos Hospitais Santa Rita Vieira e Agostinho Neto.
De recordar que estando na ilha da Brava esta equipa disse que os profissionais de saúde naquela Ilha estão a fazer um trabalho “formidável” no sector da saúde.