Ministro da Saúde lança obras de remodelação do serviço de psiquiatria em Trindade
O ato aconteceu nesta terça-feira 16 de novembro, na Extensão Trindade do Hospital Dr. Agostinho Neto e foi presidido pelo Ministro da Saúde, Arlindo do Rosário e pelo PCA do HAN, Imadoeno Cabral.
Segundo Arlindo do Rosário esta obra “vai trazer melhoria substancial em termos de condições para acolhimento dos pacientes, melhores condições para os trabalhadores da instituição e melhor possibilidade de ações de reabilitação e reinserção dos pacientes na sociedade”.
Através desta obra o Ministério da Saúde pretende trazer maior dignidade ao espaço e pôr em relevância o contributo que a sociedade e as instituições deverão dar para problemática da saúde mental em Cabo Verde.
Vai nascer nas palavras do Ministro um “novo centro de tratamento da trindade” que tem um prazo de 10 meses para a duração dos trabalhos e a sua inauguração está previsto para finais de 2022.
O empreendimento de saúde terá 5 blocos que vão desde área administrativa, a enfermaria, o bloco técnico áreas para cozinha e conexos e uma área para oficinas ocupacionais como ateliê de música, artes etc.
Para o Presidente do Conselho de Administração do Hospital Dr. Agostinho Neto este projeto que está orçado em mais de 87 mil contos, financiados através do Fundo Kuwait e pelo governo de Cabo Verde vem dar resposta a um conjunto de situação como a melhores condições de trabalho e de atendimento neste serviço de estrema importância que é a área da saúde mental.
Durante o período das obras, os cuidados de saúde para os pacientes internados, continuarão a ser prestados no edifício ao lado da extensão Trindade e todas as consultas antes, realizadas na Extensão da Trindade, passarão a ser feitas na Central de Consultas do Hospital Dr. Agostinho Neto, e nos centros de saúde da Praia e de Santiago Norte.
De recordar que a extensão da trindade é um edifício contruído nos anos 80.