Ministra da Saúde recebe visita de cortesia do Embaixador do Grão-Ducado de Luxemburgo
O encontro serviu para passar em revista, o ponto de situação dos projeto e programa de cooperação entre o Governo de Cabo Verde e Grão-Ducado de Luxemburgo, no sector da saúde, bem como, delinear os próximos passos para reforçar esta cooperação.
A Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, felicitou o Embaixador, Jean-Marie Frentz, pela Sua nomeação como primeiro a ocupar o cargo em Cabo Verde e agradeceu a parceria de longos anos, que tem pautado pela confiança, amizade e bons resultados.
Filomena Gonçalves agradeceu o grande apoio de Luxemburgo através das parcerias para o desenvolvimento e do Financiamento a vários projetos de infraestruturação do sector da saúde e considerou importante a possibilidade para a preparação do novo quadro de Cooperação Estratégica para 2026.
O Embaixador do Grão-Ducado de Luxemburgo Jean-Marie Frentz, encorajou Governo a continuar o trabalho que vem sendo desenvolvido com vista à aceleração dos projetos em curso e apresentou a possibilidade de implementação do um programa de cooperação para o sector da saúde para os próximos anos.
Considerou ainda de extrema importância a realização de um estudo de diagnóstico para se conhecer as reais necessidades e prioridades no sector de onde podem surgir novos projetos que vão de acordo com os desafios existentes. O que foi bem acolhido pela Ministra da Saude que por sua vez evidenciou que um dos principais desafios tem a ver com a disponibilidade dos recursos humanos capacitados e especializados para a sustentabilidade do sector em Cabo Verde.
De recordar que o Embaixador Jean-Marie Frentz, apresentou as cartas credencias, como primeiro Embaixador residente do Grão-Ducado do Luxemburgo em Cabo Verde a 10 de setembro de 2024.