Ministra da Saúde recebe o Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República Popular da China, em Cabo Verde
A Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, recebeu a visita do Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República Popular da China, em Cabo Verde, Dr. Xu Jie, na manhã desta terça-feira, 14 de março. O encontro serviu como uma oportunidade para promover o diálogo, entre as partes, no âmbito da cooperação no domínio da saúde, com destaque para os apoios aos dois hospitais centrais, em matéria de aquisição de equipamentos, colaboração no enfrentamento da pandemia da Covid19 e os apoios com envio de 20 equipas médicas nas mais diferentes especialidades, desde 1984.
A Ministra da Saúde, aproveitou, o momento para congratular os resultados da cooperação, mormente no setor da saúde, com destaque para o admirável trabalho que as equipas médicas têm vindo a fazer em Cabo Verde, reiterando vontade e disponibilidade em tudo fazer para que esta cooperação se consolide e desenvolva cada vez, entre os dois povos.
Por seu turno, o Embaixador evidenciou o percurso e a abrangência da cooperação entre a China e África, tendo nesta sequência comunicado a intenção de a Embaixada da China em Cabo Verde assinalar os 60 anos dessa cooperação com a realização de um vasto programa de atividades, contando com o apoio do Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Saúde. Em suma, a titular da pasta de Saúde, manifestou a total disponibilidade do Ministério da Saúde de Cabo Verde na participação nas atividades desse grande marco.
O Embaixador aproveitou, ainda, para transmitir à governante informações sobre a 14ª Assembleia Popular Nacional (APN), com destaque para a eleição de novos membros do Conselho do Estado, bem como a introdução de novos programas de cooperação da China com a África, no qual o setor da saúde vai merecer uma atenção muito especial.
Por finda, o Embaixador dirigiu à Ministra o convite para visitar a República Popular da China para a troca de experiências e reforço da cooperação com o seu homólogo chinês.