Ministra da Saúde preside o ato central do Dia Mundial de Doação de sangue no HAN
Ocorreu nesta manhã, no Hospital Dr. Agostinho Neto, uma cerimónia que marcou o Dia Mundial de Doação de Sangue que hoje se assinala, sob o lema “20 anos celebrando a generosidade: Muito obrigado doadores de sangue!” A cerimónia que contou com a presidência da Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, foi uma oportunidade de agradecer aos doadores de sangue que de forma altruísta tem salvado muitas vidas proporcionando esperança a muitas famílias.
Filomena Gonçalves enalteceu na sua mensagem os impactos da doação de sangue na vida de pessoas, famílias e comunidades e ainda ajudam o Sistema Nacional de Saúde a garantir resposta necessárias e oportunas através de transfusão seguras e de qualidade quando necessário.
Para além de, em nome próprio e em nome do governo agradecer aos doadores, a Ministra reconheceu que o Programa de Transfusão de Sangue tem conseguido ganhos importantes com a implementação de sistemas mais eficientes de coleta e armazenamento, campanhas de sensibilização que tem aumentado o número de doadores. No entanto reconheceu também que ainda persistem desafios como a necessidade de aumentar a capacidade de infraestruturas bem como o aumento progressivo do número de doadores voluntários.
A Ministra apelou assim, a todos que podem a se tornarem doadores de sangue regulares, considerando ser crucial promover a cultura de doação de sangue regular entre os jovens e o público em geral.
Enquadrada nas atividades, para assinalar o Dia Mundial do Doador de Sangue, o Hospital Universitário Agostinho Neto, através do Serviço do Banco de Sangue, realiza um leque de atividades para celebrar o 20º aniversário do Dia Mundial do Doador de Sangue, com o propósito de aumentar a conscientização sobre a importância da dádiva de sangue voluntária.
Este ano o lema “20 anos celebrando a generosidade: Muito obrigado doadores de sangue!” tem como um dos objetivos principais agradecer e reconhecer os milhões de doadores voluntários de sangue que contribuíram para a saúde e o bem-estar de milhões de pessoas em todo o mundo, assim como incentivar novas doações para salvar vidas.
O Dia Mundial do Doador de Sangue é assinalado todos os anos a 14 de junho, desde 2005, data esta instituída através da resolução WHA5B.13, em maio de 2005, durante a 58ª Assembleia Mundial da Saúde, com os ministros da saúde de todos os países, onde fizeram uma declaração unânime de compromisso e apoio à doação de sangue voluntária como um evento anual.