Ministério da Saúde realiza reunião extraordinária do INC para apresentação e eleição de novos membros
A reunião extraordinária da Instância Nacional de Coordenação para o Fundo Global (INC -GF), que aconteceu na quinta-feira 19 de janeiro, teve como objetivo a eleição/ratificação da nova Presidente, aprovação da proposta de nomeação do novo secretário da organização e apreciação e aprovação de alguns documentos importantes nomeadamente a proposta de subvenção para o triénio 2023-2025, o plano de comunicação 2022-2023 bem como a proposta de regulamento da INC, entre outros pontos.
Foi presidida pela Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, que na qualidade de ministra é por inerência a função a nova presidente e assim o seu primeiro encontro a frente desta organização. Na ocasião foi também, aprovado a proposta de nomeação do novo secretário da INC e a aprovação de todos os documentos apresentados. Durante a reunião também foi observado um minuto de silêncio em memória de um dos membros e ativista social Ailton Lima da Associação Abraços, que faleceu em finais de 2022.
A Presidente da INC e Ministra da saúde, realçou na sua intervenção que a questão da segurança sanitária constitui uma prioridade para o governo, e neste sentido, exortou os membros a continuarem a trabalhar afincadamente para o alcance dos resultados preconizados, nomeadamente a eliminação da transmissão autóctones do paludismo e por conseguinte o certificado de país livre do paludismo bem como a meta de eliminação da transmissão vertical do VIH/SIDA e sífilis congénita e ainda a assistência integral das pessoas que vivem com VIH para o alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A Instância Nacional de Coordenação foi criada desde 2007 com o objetivo de supervisionar a implementação dos programas financiados pelo Fundo Global na área da saúde, nomeadamente combate ao VIH/SIDA, tuberculose e malária/paludismo. O Fundo Global é um dos mais importantes organismos internacionais criados para apoiar os países em desenvolvimento no combate as três doenças.