
Ministério da Saúde inicia trabalhos para a Revisão e Atualização da Carta Sanitária
O ponta pé de saída foi dado, hoje de manhã, num atelier envolvendo profissionais de diversos níveis de saúde e os parceiros, para em conjunto trabalharem nos imputes que servirão de base para atualização da Carta Sanitária.
O trabalho está sendo realizado por uma equipa nacional de profissionais de várias gerações e com vasta experiência no sector, cujo objetivo é, dentro de pouco tempo, apresentar um documento consensual que venha refletir os anseios e as necessidades do país em matéria de adequação da saúde para os próximos anos.
A Diretora Nacional da Saúde, Angela Gomes, garantiu que apesar da carta ser de 1999, o país tem vindo a atualizar vários outros documento estratégicos nomeadamente a Política Nacional de Saúde, o Plano Nacional de Desenvolvimento Sanitário e os programas nacionais de saúde que tem seguido os objetivos alinhados. Disse ainda que espera que esta carta traga respostas que tem a ver com melhor rentabilização dos recursos humanos, materiais e tecnológicos aos diferentes níveis. Reconheceu que o país registou nos últimos anos uma grande massificação das estruturas e dos serviços de saúde com uma rede de laboratórios, estomatologias, fisioterapias e outros serviços nos centros da saúde de todo o país e ainda a carta sanitária anterior prévia a criação das regiões sanitárias que neste momento já se contam 3 regiões, o que permite uma maior rentabilização dos recursos.
Para o Dr. José D’Aguiar que faz parte da equipa de Trabalho, o grande desafio que tem pela frente é encontrar o equilíbrio de alocação de recursos técnicos, humanos materiais e tecnológicos e a sua distribuição entre os diferentes níveis do Sistema Nacional de Saude por forma a garantir cada vez melhor acesso aos cuidados de saúde.
Com este primeiro Atelier de Revisão da Carta Sanitária, o Ministério da Saúde objetiva atualizar este documento tão importante que dita os caminhos futuros e as politicas a seguir em matéria de desenvolvimento da saúde com vista a aumentar e melhorar a extensão da cobertura das redes de infraestruturas sanitária no país.
