Ministério da Saúde enviaMissão Médica Especializada à Ilha do Maio de 11 a 15 de dezembro
O Programa Nacional de Deslocação de Médicos Especialistas esta inserido no programa do governo e visa reduzir as desigualdades sociais e assimetrias regionais, promovendo a integração e complementaridade para alcançar a Cobertura Universal da Saúde e reduzir as evacuações internas e custos socias relacionados com as evacuações inter ilhas.
A Ilha do Maio a semelhanças de várias outras ilhas também tem a realidade das evacuações para as outras ilhas. É para dar resposta a esta demanda e levar as os cuidados de saúde especializados mais perto das populações locais, que o Ministério da Saúde vai enviar neste final de ano, uma missão médica especializada para a Ilha.
Esta Missão decorrerá de 11 a 15 de dezembro, com o objetivo de diagnosticar, tratar e dar seguimento aos doentes que necessitam de acompanhamento regular de especialistas.
Desta feita, irá se deslocar uma equipa de 8 especialistas dos Hospital Dr. Agostinho Neto e do Hospital Dr. Santa Rita Vieira, dentre os quais, 1 cirurgião, 1 oftalmologista, 1 urologista, 1 estomatologista, 1 neurologista, 1 nutricionista clinica, 1 enfermeiro especialista em podologia e 1 optometrista.
Da agenda de atividades constam consultas de especialidades e ações formativas. Junto desta equipa especializada, irá também uma equipa da Direção Nacional da Saúde para atualização da formação em gestão de casos de dengue e inauguração de sala de atendimento aos adolescentes; De recordar que este programa do Governo que iniciou em finais de 2023, já vai na sua quarta edição, sendo que já foram contempladas 3 ilhas, a saber as ilhas do Fogo, São Nicolau e Boa Vista