Ministério da Saúde comemora a Semana Mundial do Aleitamento Materno 2023
O Ministério da Saúde através do Programa Nacional de Nutrição, dos Hospitais e Centros de Saúde em parceria com o Unicef e a OMS comemora de 01 a 07 de agosto, a Semana Mundial do Aleitamento Materno, sob o lema “Apoie a Amamentação: Faça a diferença para mães e pais que trabalham”, com o objetivo de:
- INFORMAR – as pessoas sobre as perspetivas dos pais trabalhadores sobre amamentação e paternidade
- VINCULAR – a licença remunerada ideal e o suporte no local de trabalho como ferramentas importantes para facilitar a amamentação;
- ENVOLVER – pessoas e organizações para melhorar a colaboração e o apoio à amamentação no trabalho;
- ESTIMULAR – sobre ações de melhoria das condições de trabalho e apoio relevante ao aleitamento materno.
A pandemia do COVID-19 mudou drasticamente a forma como trabalhamos. A pandemia afetou negativamente as mulheres grávidas, aumentando o risco de desemprego e perda de meios de subsistência e interrompendo o acesso a serviços e apoio pré-natal, pós-natal e pós-amamentação no sistema de saúde.
Com base no sucesso da SMAM2019, que destacou a proteção social, o apoio no local de trabalho e as normas/atitudes dos pais, a SMAM-2023 está alinhada com a área temática 4 da campanha SMAM-ODS 2030. Pretendemos fazer um balanço das mudanças nas configurações do local de trabalho e nas normas parentais, ouvindo novas vozes de pais provenientes de diferentes regiões. As perspetivas e necessidades dos pais nos ajudarão a entender melhor como as políticas e a legislação podem ajudá-los e, assim, refinar nossa defesa e nossas intervenções de apoio.
Precisamos envolver governos, sistemas de saúde, empresas e comunidades para desempenharem seus papéis no empoderamento das famílias e na manutenção de ambientes favoráveis ao aleitamento materno na vida profissional.
O tema e os objetivos da semana ajudarão a garantir instalações de saúde amigas da amamentação, comunidades e locais de trabalho de apoio, e irá restaurar e melhorar as taxas de amamentação, nutrição e saúde, a curto e a longo prazo.