Médicos dentistas nacionais pretendem criar ordem profissional
Esta intenção foi manifestada à Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, hoje durante uma visita de cortesia dos membros da Associação Cabo-verdiana de Médicos Dentistas (ACMD).
O encontro que teve lugar nesta manhã de segunda-feira,16 de janeiro, serviu para que a Presidente da ACMD, Carmelinda Abu Raya e sua equipa, apresentarem á Ministra da Saúde, o Projeto dos Estatutos para a criação a Ordem dos Médicos Dentistas de Cabo Verde.
Segundo a presidente desta associação, a criação da Ordem faz-se necessária, pois há uma necessidade de maior uniformização da designação e da organização da classe.
“Com a existência de Associação desde 2010, é altura de termos a nossa ordem, assim como existe noutras partes do mundo.”
Neste momento a presidente Carmelinda Abu Raya disse que não pode precisar quantos membros conta a associação porque apesar de terem a máxima participação destes profissionais nas ações da associação, muitos não tem a quota em dia, por isso não tem como precisar o número de associados. Mas disse que são mais de 80 profissionais em todas as ilhas tando do sector público como privado.
Dentre outras preocupações que os membros da ACMD partilharam com a Ministra da Saúde está o posicionamento sobre a questão de regulamentação dos preços praticados no sector privado de saúde, manifestando as considerações sobre a impacto desta medida nas empresas de medicina dentária no país.