INSP lança Primeiro Boletim de Saúde Pública de Cabo Verde
Podendo ser acedido
O Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) lançou esta quinta-feira, 22 de junho, a primeira edição do Boletim de Saúde Pública de Cabo Verde (BSP – CV), um meio de comunicação que tem por intuito, divulgar de forma oportuna informações de saúde pública oficiais, confiáveis, precisas, objetivas e úteis, incluindo recomendações para o público e profissionais de saúde.
Conforme avançou a Presidente do INSP, Maria da Luz Lima, ao presidir o ato de lançamento, este momento “muito aguardado”, resultou do esforço “abnegado” e de muito trabalho de uma equipa nacional e internacional, realçando que esta plataforma surge como uma resposta à necessidade de disseminar informações confiáveis e atualizadas sobre diversos temas relacionados à saúde pública.
“O BSP pretende ser também um canal de comunicação com os órgãos governamentais, instituições de saúde, profissionais da saúde, agricultura e ambiente, economia, desporto, turismo, dirigentes e formuladores de políticas, comunidade acadêmica, pesquisadores, jornalistas, Organizações Não Governamentais (ONG), organismos, agências internacionais e população em geral, em formato online e, almejamos produzir edições em, pelo menos duas línguas”, declarou a Presidente.
O referido Boletim, está alinhado com os desafios do País como um todo, entretanto, dos artigos publicados nesta primeira edição, Maria da Luz Lima destacou a “Investigação de provável surto de Shigellose na ilha do Sal”, alegando que no artigo, vão ter os resultados desta investigação que vai apoiar também na tomada de decisões.
“O desafio principal do BSP – CV é realmente ser uma ferramenta que sirva de base para tomadas de decisões. Quando fazemos uma investigação há um conjunto de recomendações que são dadas a diversos níveis, baseados nos achados dos artigos que devem ser implementadas para melhorar a saúde da população. Por outro lado, acreditamos que o BSP, como tem um rigor cientifico, vai também criar uma certa expectativa na comunidade cientifica internacional”, acrescentou.
O Boletim ora lançado, trata-se de um projeto da Comissão Multisetorial da abordagem “Uma Só Saúde” coordenado pelo INSP, e conta com a parceria de Centers for Disease Control and Prevention Foundation (CDC Atlanta) e com o apoio da Bloomberg Philanthropies Data for Health Initiative, da Associação Brasileira dos Profissionais de Epidemiologia de Campo (ProEpi), das Universidades de Cabo Verde, OMS e Escritório conjunto UNICEF/PNUD/FNUAP.
O mesmo tem como missão divulgar informação científica de importância nacional e internacional enquadrada na abordagem “Uma Só Saúde” para reforçar o Sistema Nacional de Saúde, subsidiar a tomada de decisão e formulação de políticas de saúde pública visando a melhoraria da qualidade de vida da população cabo-verdiana.
O lançamento do BSP – CV que aconteceu em formato híbrido, contou com a presença da Diretora Nacional da Saúde, Dra, Ângela Gomes, parceiros nacionais e internacionais, colaboradores do INSP, bem como profissionais de diferentes instituições.
Podendo ser acedido
www.bsp.insp.gov.cv