
Iniciou-se hoje na Praia o Fórum dos Parceiros da Organização Oeste Africana da Saúde (OOAS)
Uma reunião de 2 dias (07 e 08 de maio) que reúne anualmente, os principiais parceiros financeiros e técnicos daquela organização da saúde da CEDEAO para em conjunto analisarem a situação atual e financeira e as prioridades para os programas de saúde nesta sub-região.
O Diretor Geral da Organização Oeste Africana da Saúde que presidiu a cerimónia de abertura congratulou-se com a cooperação destes parceiros junta da OOAS /CEDEAO. Informou que a região da CEDEAO registou no ano de 2024 uma multitude de casos de doenças com potencial epidémico o total de 17 doenças que levaram a 67 situações de epidemias nos 12 países da Sub-região e frisou que esta tendência tem um aumento rápido e que tem interpelado a ações concretas das instancias e autoridades de saúde.
Considerou que houve uma melhoria ao nível dos laboratórios e de vigilância para identificar precocemente os casos e as doenças mais considerara que ainda é preciso questionar sobre a capacidade de controlo e de agir sobre os determinantes da saúde de forma sustentável.
Avançou ainda que estas reuniões acontecem, este ano, num contexto particular de cortes financeiros provocados pela saída de USAID dos programas de saúde, mas garantiu que até o momento nenhum deste programa na região da CEDEAO foi fechado, pois a OOAS está determinada em mostrar a sua resiliência.
De recordar que este fórum dos parceiros da OOAS está a acontecer 2 dias antes da 26ª Reunião dos Ministros da Saúde da CEDEAO que reunirão, na Cidade da Praia de 9 a 10 de maio, próximo.
