Hospital Regional Fogo-Brava reduziu em 30% a taxa de evacuação para Praia
O Ministro da Saúde realizou uma visita de três dias à Região Sanitária Fogo-Brava. Entre outros objetivos, o Ministro visitou as estruturas de saúde em todos os concelhos da região (Brava, São Filipe, Santa Catariana do Fogo e Mosteiros) e na ocasião, também se reuniu com as equipas locais e com os Presidentes de Câmaras destes municípios. O objetivo foi se inteirar da situação de saúde naquela região que dispõe de um Hospital Regional e de 3 Delegacias de Saúde.
No final da visita, Arlindo do Rosário traçou um balanço positivo e disse que a região sanitária tem dado resposta às situações de saúde e particularmente relacionado à evacuação de doentes para o Hospital Dr. Agostinho Neto, este tem conseguido reduzir neste último ano, em cerca de 30% a taxa de evacuação.
Segundo o Ministro, este é um dado importante que mostra eficiência das equipas e das respostas que estão sendo dadas a nível da região sanitária que cada vez mais, tem mais valências e tem estruturas cada vez melhores equipados.
Quanto a delegacia de saúde de São Filipe, o Governante avançou que tendo em conta a necessidade da conservação patrimonial e arquitetónica do atual edifício, o Ministério da Saúde irá realizar obras de remodelação e adaptação no atual edifício por forma a criar condições para instalação de um Centro de Saúde e assim poder aliviar a carga da demanda espontânea ao nível do Hospital Regional.
A visita à Região Sanitária Fogo-Brava decorreu de 09 a 11 de dezembro e foi acampanada pelo Secretário de Estado Adjunto, Evandro Monteiro, pela Diretora do Hospital Regional, Liziana Rosa e pela Diretora Geral do Orçamento, Planeamento e Gestão do Ministério da Saúde, Maria Rosário.