Hospital Dr. Baptista de Sousa realiza cirurgias inéditas em laparoscopia com apoio da missão dos Médicos cabo-verdianos radicados nos EUA
No âmbito da cooperação entre o Ministério da Saúde e a Associação de médicos cabo-verdianos radicados nos EUA (Cabo Verdean American Medical Society), o Hospital Dr. Baptista de Sousa (HBS), em São Vicente, acolheu de 23 á 27 de abril, mais uma missão médica, para realização de consultas cirurgias e formações.
A novidade foi a utilização de técnicas minimamente invasivas/endoscópicas na área de cirurgia geral denominada cirurgia laparoscópica, para além de outras intervenções nas áreas de cirurgia plástica, ortopedia e oftalmologia. Estas cirurgias beneficiaram cerca de 25 pacientes, sendo que de acordo com as outras áreas de intervenção nomeadamente oftalmologia, ortopedia, cirurgia plástica, radiologia, anestesia e enfermagem, mais de 6 dezenas de pessoas foram comtempladas.
A equipa chefiada pelo médico Júlio Teixeira, que é Presidente da Associação dos Médicos Cabo-verdianos nos EUA, integra especialistas nas mais diversas áreas num total de 40 integrantes entre cirurgiões, cardiologistas, ortopedia, pediatria, oftalmologia, neurologia, enfermagem, medicina familiar, cabeça e pescoço, saúde mental entre outros.
Além da execução das cirurgias, a missão promoveu encontros para partilha de experiências entre os profissionais dos EUA e os médicos do HBS.
De se realçar que este é o marco histórico para o início de cirurgias laparoscópicas no HBS, cirurgias estas com enormes benefícios para os utentes elegíveis e para o Sistema Nacional da Saúde.