Hospital do Sal com nova sala de raio x inaugurada nesta sexta feira pelo Ministro da Saúde
Arlindo do Rosário, Ministro da Saúde inaugurou hoje 14 de outubro no Hospital Regional Dr. Ramiro Figueira a nova sala de Raio x totalmente equipado com novo aparelho de radiologia digital. O ato foi presenciado pelo Presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes.
Na sua intervenção, o Ministro disse que este é o momento simbólico, pois é o culminar de uma importante etapa no Serviço Nacional de Saúde pois no Hospital Regional do Sal e no Hospital Regional Fogo Brava está-se a concluir a epata importante de dotar todo o SNS de novos equipamentos radiológicos digitais.
“Portanto concluímos assim a nível nacional um processo importantíssimo, pois as vantagens desta transição são enormes. Efetivamente, nas duas últimas semanas, primeiro aqui no Sal e ainda nesta semana no Fogo, concluímos o processo de modernização de todos os equipamentos de imagiologia do país, fazendo a transição das imagens para os sistemas de digitalização direta, cumprindo o objetivo traçado que é melhoria na capacidade e qualidade dos diagnósticos por imagem; avançar com a desmaterialização dos arquivos das imagens de RX e não menos importante contribuir para a proteção do meio ambiente dos metais pesados e plástico tanto das peliculas, quanto dos produtos químicos utilizados para a revelação!” reforçou o Ministro especificando que:
De 2016 para cá, foram instalados equipamentos de Raios-X com sistema de digitalização e imagem com impressoras a lazer, do mais moderno existente no mercado nas Delegacias de São Vicente, Tarrafal e Ribeira Brava em S. Nicolau, Boavista, Maio, Tarrafal de Santiago, Mosteiros e Brava; e nos HR em Santa Catarina, Fogo e aqui no Sal, quer no Centro de Saúde de Santa Maria, como no HRRF.
Informou ainda que são várias as estruturas do país que estão hoje equipadas também com aparelhos de Raios-X portáteis nomeadamente a Delegacia de Saúde da Boavista e Ribeira Brava; e os Hospitais regionais Santa Rita Vieira, João Morais em Santo Antão e Ramiro Figueira no Sal).
Com estes upgrades, o Serviço Nacional de Saúde passa a contar com um moderno parque de equipamentos de imagiologia de apoio ao diagnostico que irá garantir: maior segurança radiológica aos técnicos e aos doentes; melhorar a qualidade das imagens para o diagnóstico; oferecer aos técnicos outras soluções e perspetivas da utilização eficiente, das imagens para um diagnóstico, cada vez mais seguro; e proporcionar uma terceira opinião através da troca de imagens via comunicação digital.