Governo pretende criar um Centro de Inovação em Saúde em Cabo Verde
Ao presidir o encerramento do Encontro Regional de Telemedicina que decorreu durante 5 dias na cidade da Praia, o Secretário de Estado Adjunto da Ministra da Saúde, Evandro Monteiro, anunciou que é intenção do Governo criar nos próximos tempos, um Centro de Inovação em Saúde, um caminho certo para a centralidade necessária do sector da saúde.
Segundo Evandro Monteiro, foi assinado recentemente um acordo de parceria técnica entre a Premium valor Consulting e o Ministério da Economia Digital, para de entre tantas valências destacar Cabo Verde como referência em inovação na e para a saúde através da investigação e partilha do conhecimento.
Com este acordo o que se pretende é que através das novas tecnologias em saúde se possa ligar as estruturas de saúde entre si e a partir de Cabo Verde ao mundo e vice-versa tendo em análise as abordagens técnicas.
Na mesma lógica, afirmou que tendo em conta esta visão estratégica e estruturante para a modernização e adequação das respostas no setor, está em curso projeto de reforço das capacidades instaladas no País, avaliado em mais de 200 milhões de escudos, para se ter novos equipamentos em telemedicina, e formação técnica, para todas as estruturas de saúde nacional.
“Com este investimento queremos assegurar a continuidade das abordagens, prestações de respostas contribuindo para o equilíbrio regional desejado, a diminuição das próprias evacuações internas e externas, atualização continuada do processo de referenciação e contra referenciação dos pacientes, na sustentabilidade económica e na resiliência do SNS.”
Para o Representante da OMS em Cabo Verde, Daniel Kertesz, é um orgulho para a sua organização o progresso que Cabo Verde tem feito na área de telemedicina, pois segundo disse, isso ficou evidente durante o encontro também como fruto do engajamento político do país para ter o sistema de saúde cada vez mais resiliente rumo a Cobertura Universal em Saúde.
Cabo Verde acolheu de 21 a 25 de novembro o Encontro Regional de Telemedicina, promovido pela OMS AFRO. Durante os 5 dias do workshop, as apresentações e palestras dos oradores e participantes tiveram como principal foco o reforço dos sistemas de saúde dos países africanos com recurso à telemedicina com particular destaque para o caso de Cabo Verde tido como exemplo a seguir. Também houve momentos de visitas ao NOSI, HAN e Centro de Saúde de Achada Grande Trás.
Estiveram a representar Cabo Verde nesta reunião de alto nível onde estiveram representados mais de 22 países africanos, o Diretor Nacional da Saúde, Jorge Noel Barreto, a Diretora Nacional do Serviço de Telemedicina (SNT), Melinda Silva, a Diretora cessante do SNT, Vanda Azevedo, o Diretor do Gabinete de Tecnologia Comunicação e Informação do MS, Dilson Mesquita, entre outros técnicos da área.