Filomena Gonçalves recebe o Proverdor da Justiça
A Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, recebeu em audiência na tarde desta segunda-feira, 20, o Provedor de Justiça, José Carlos Delgado e a sua equipa. O encontro teve como finalidade a partilha de informações e análise de algumas preocupações dos cidadãos/instituições relacionadas ao funcionamento do sistema de saúde em Cabo Verde.
Do encontro, a Ministra constatou que as preocupações da Provedoria de Justiça coincidem com a do Ministério da Saúde, ressaltando tratar-se de uma instituição parceiro que “nos complementa em função das responsabilidades que cabe a cada um de nós”, e que, com um diálogo franco e construtivo é possível melhorar.
Neste âmbito, frisou ainda que impulso da Saúde “tem de ser sempre para o utente, a pessoa humana. Estamos num sector transversal que nos preocupa e nos serve a todos e a nós convém que esteja bem”, realçando que apesar de “passos excelentes” dados, ainda persistem desafios.
Referente ao sector da Saúde, apontou como prioridade o investimento em recursos humanos e a especialização, depois da aposta feita em infraestruturas e equipamentos.
“Fez-se um grande investimento em termos da infraestrutura e equipamentos, mas a prioridade, agora são os recursos humanos, sobretudo, na especialização, pelo que estamos a trabalhar com a Ordem dos Médicos e a Comissão Instaladora dos Enfermeiros para, conjuntamente, termos um plano de recursos humanos, com financiamento da Organização Mundial da Saúde (OMS)”, afirmou.
Para a titular da pasta da Saúde o principal objetivo é trabalhar com planificação, para que possam saber “onde estamos e o que almejamos nos próximos tempos”. Outrossim, a Filomena Gonçalves aproveitou o momento para enaltecer a necessidade, também, de destacar as boas práticas dos nossos profissionais e aquilo que é bem feito no setor da Saúde.
Por seu turno, o Procurador considerou que se tratou de uma visita recompensante permitindo a partilha as suas principais preocupações com que deparou aquando as visitas que efetuou nos centros de saúde e hospitais do arquipélago.