Filomena Gonçalves preside ao Encerramento do Fórum Internacional sobre o Papel dos Empresários Cristãos no Desenvolvimento Sustentável em Cabo Verde
A Ministra da Saúde e que também tem a pasta das Confissões Religiosas, Filomena Gonçalves, presidiu na tarde de hoje (24) ao encerramento do Fórum Internacional sobre o “Papel dos Empresários Cristãos no Desenvolvimento Sustentável”. O evento, organizado pela Associação dos Gestores, Empresários e Profissionais Católicos de Cabo Verde (AGEPC-CV), teve lugar na cidade da Praia nos dias 23 e 24 de novembro.
O objetivo central do fórum foi proporcionar uma oportunidade privilegiada de reflexão e debate entre os empresários cristãos sobre a situação econômica e social de Cabo Verde. O foco principal foi a maneira como a fé cristã se manifesta nas empresas e o papel dos empresários na promoção do desenvolvimento sustentável. Em particular, o fórum abordou a situação da juventude cabo-verdiana, destacando a importância da qualificação e formação dos jovens, bem como seu acesso ao emprego.
Durante o discurso de encerramento, a Ministra Gonçalves sublinhou a relevância de enfrentar os desafios econômicos e sociais, especialmente em tempos de pandemia. Ressaltando a capacidade de superação da nação e a necessidade urgente de uma economia mais diversificada e resiliente.
Citando as sábias palavras do Papa Francisco, a Ministra enfatizou o papel vital dos empresários cristãos, considerando-os “servos fiéis e prudentes” chamados a servir ao bem comum com sua capacidade empresarial. A governante, ainda, sublinhou a relevância dos valores da doutrina social da igreja no contexto cabo-verdiano, onde a fé e os princípios éticos podem guiar a jornada em direção a um desenvolvimento mais inclusivo e sustentável.
Filomena Gonçalves destacou a oportunidade única de colaboração entre o setor privado, a igreja e o Governo, especialmente nas áreas emergentes, como a economia digital, solidária, azul e verde. Enfatizando que essas áreas não são apenas caminhos para inovação e crescimento econômico, mas também para o desenvolvimento sustentável, reduzindo a vulnerabilidade do país a choques e promovendo um futuro mais resiliente para todos.
Por finda, a Ministra conclamou os empresários cristãos a desempenharem um papel ativo não apenas no crescimento econômico, mas também na construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Enfatizando a “importância de usar a fé e os valores como força motriz para uma mudança positiva em toda a sociedade”.
O Fórum Internacional foi sucedido pela Assembleia-Geral Eleitiva da AGEPC-CV, agendada para o dia 25 de novembro. Nessa ocasião, novos Órgãos Sociais serão eleitos, e ajustes estatutários serão minuciosamente debatidos e submetidos a votação.
Este Fórum Internacional representa um feito notável no comprometimento dos empresários cristãos de Cabo Verde com o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social. Busca-se, por meio desse evento, concretizar a visão de um futuro mais próspero e equitativo para todos os cidadãos cabo-verdianos.