Experiência de Cabo Verde na abordagem à prevenção do suicídio apresentada na Universidade em Canadá
O décimo sétimo curso do Instituto de Verão do Centro de Pesquisa em Inovações Sociais (CRISE, sigla em francês), centro vinculado ao Departamento de Psicologia da Universidade de Quebec em Montreal, Canadá, teve como conteúdo este ano o tema “Abordagens Comunitárias em Prevenção do Suicídio: igualdade, diversidade e inclusão”.
Neste âmbito, o Presidente da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio e Consultor Internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS), compartilhou com a Direção do CRISE o plano de Cabo Verde sobre “Estratégia Nacional de Prevenção do Suicídio” elaborada recentemente pelo Programa Nacional de Saúde Mental, com o apoio da OMS.
O trabalho de Cabo Verde mereceu o interesse por parte desta organização que manifestou interesse na realização de um Estudo Comparativo em Implementação de Estratégia de Prevenção do Suicídio.
Segundo o Presidente da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio, Carlos Felipe Oliveira, que foi Consultor Internacional da OMS para este trabalho em Cabo Verde, a apresentação teve como foco os aspetos das abordagens comunitárias do documento que foi elaborado pela equipa do Ministério da Saúde e outros setores governamentais e da sociedade civil e pela OMS-Cabo Verde.
Esta comunicação sobre a experiência de Cabo Verde na abordagem ao suicídio rendeu ainda outras propostas de projeto de elaboração de um estudo comparativo conjunto envolvendo Cabo Verde, com possível financiado parcial (até 50%), com parceiros de Canadá.
A Universidade de Quebec em Montreal (UQAM ) é uma instituição universitária fundada em 1969 e recebe milhões de estudantes do mundo todo e centenas de programas de estudos.