DNS realiza atividades para promoção da Higienização das Mãos em São Vicente
A Direção Nacional da Saúde através do Programa de Segurança do Paciente, realizou na última, sexta-feira, 05 de maio, o ato central que assinala o Dia Mundial da Higienização das mãos, no Hospital Dr. Baptista de Sousa.
A Diretora Nacional da Saúde, que presidiu a sessão de abertura, disse que a higienização das mãos é a medida mais simples, efetiva e económica na redução da infeção associada à prestação de cuidados de saúde e por isso há que investir mais, nas políticas e estratégias que promovam a sua prática dentro dos serviços de saúde e a sua massificação para as comunidades.
“A correta higiene das mãos salva milhões de vidas todos os anos quando realizada nos 5 momentos durante a prestação de cuidados nos serviços de saúde.”
Segundo afirmou, Ângela Gomes, as infecções relacionadas à assistência à saúde afetam centenas de milhões de pacientes em todo o mundo e impactam significativamente os pacientes e os sistemas de saúde. Em países desenvolvidos essas infecções representam cerca de 5% a 10% dos internamentos hospitalares e em países em desenvolvimento pode acometer mais de 25% dos pacientes.
Por isso, disse que a higiene das mãos é fundamental para a prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde. Trata-se de uma prática, de alcance universal da saúde, baseada nas melhores evidências e com impacto comprovado na qualidade do atendimento e segurança do paciente em todos os níveis do sistema de saúde.
“A criação de uma cultura de higiene das mãos é algo que demora muito pouco tempo, são 20 segundos que salvam vidas. Quantos mais fizermos isso nos contextos da prestação dos cuidados e na comunidade mais vidas conseguimos salvar”, afirmou lembrando que a higiene das mãos é algo que deve extravasar para fora das unidades de saúde e passar para uma prática cultural de todos nós.
Apelou aos Gestores, profissionais da assistência, Comissões de Controle de Infecção Hospitalar, servidores dos serviços de saúde, formuladores de políticas e sociedade civil para acelerar e sustentar a ação de higiene das mãos no ponto de assistência, asseverando o cuidado limpo nesses serviços.
A campanha 5 de maio de 2023, Dia Mundial da Higiene das Mãos estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), também incide sobre as organizações da sociedade civil/Organizações parceiras. Devido à atuação dessas organizações em atividades de interesse público e coletivo, agregado ao fato de estarem mais próximas às comunidades e serem movidas por fortes valores de justiça social, essas organizações podem ajudar a liderar e acelerar mudanças para a melhoria da higiene das mãos nos níveis nos serviços de saúde e na comunidade.
O ato central do Dia Mundial de Higienização das mãos foi precedido de várias outras atividades, promovidas pelo Programa Nacional da Segurança do Doente e dos Trabalhadores da Saúde, que aconteceram durante a semana de 01 a 05 de maio, nomeadamente ações de formação para formadores e observadores em Higienização das mãos, diagnóstico situacional das medidas implementadas aquando da Higienização das mãos, de forma a manter os profissionais, doentes seguros. Outras actividades foram desenvolvidas nomeadamente um encontro de reflexão com os enfermeiros chefes de todos os centros da saúde da Delegacia de saúde de São Vicente sobre as medidas implementadas no que tange ao controle das infeções.
A Sessão Comemorativa que decorreu sob o lema “Acelere a ação em conjunto. SALVE VIDAS – Limpe as Mãos” foi uma parceria entre a Direção Nacional da Saúde, o Instituto Nacional de Saúde Pública e o Hospital Dr. Baptista de Sousa que contou com o apoio técnico da Organização Mundial da Saúde em Cabo Verde.