DNS promove formação dos Profissionais de Saúde e cuidadores da Pessoa Idosa em técnicas de Avaliação da Pessoa idosa segundo – ICOPE
No âmbito da implementação do Envelhecimento Saudável 2021- 2030, nomeadamente, Cuidados integrada a pessoa idosa (ICOPE), o Ministério da Saúde (DNS) através do Programa de Saúde dos Idosos, RSSN/Delegacia de Saúde de Santa Cruz em parceria com a OOAS, OMS e Câmara Municipal de Santa Cruz, capacita profissionais de saúde e cuidadores (formais e informais) sobre os cuidados integrados à pessoa idosa (ICOPE) e sua avaliação, com objetivo, de auxiliar-lhos na realização da avaliação multidimensional da pessoa idosa/ICOPE e o seu acompanhamento, na melhoria de qualidade de vida deste grupo populacional.
A referida formação tem lugar nos dias 25, 26 e 27 de abril e visa dotar os formandos de mais e melhores capacidades e conhecimentos técnicos sobre a Atenção integrada à pessoa idosa. O evento acontece na Delegacia de Saúde de Santa Cruz.
A Estratégia da Atenção Integrada para a Pessoa Idosa (ICOPE) foi desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para atender às necessidades e demandas de saúde das populações idosas em todo o mundo. Segundo os dados da OMS, em 2050, a proporção da população global com 60 anos ou mais quase dobrará. Por isso, viver mais, muitas vezes, significa enfrentar problemas de saúde acumulados e representa novo desafios aos sistemas de saúde que deve se adaptar para cada vez mais e melhores respostas.