DNS está a implementar uma Rede de Vigilância Sentinela Sindrómica em Cabo verde
No âmbito das atividades para a implementação de um Sistema de Vigilância Sentinela Sindrómica no país, encontra-se em Cabo Verde, uma missão técnica Senegalesa, de 22 de outubro a 05 de novembro de 2023, para realização das atividades de estruturação e operacionalização de dois Sítios Sentinela no país, em conjunto com a equipa Cabo-verdiana.
Esta equipa técnica senegalesa do Instituto Pasteur de Dakar (IPD), trás a sua experiência nesta matéria para a implementação de dois postos piloto sentinela sindrómica no país, a saber um na ilha do Sal e outro no centro de saúde de Tira Chapéu. Segundo o Diretor do Serviço de Vigilância Integrada e Resposta da DNS, Domingos Teixeira, a seleção dos sítios sentinela foi feito com base em critérios objetivos e técnicos e este projeto visa principalmente contribuir para a deteção precoce de agentes patogénicos e resposta rápida as epidemias.
Na manhã, desta quinta-feira, 26 de outubro, a equipa da missão encontrou- se com a equipa nacional e doaram à Direção Nacional de Saúde um conjunto de materiais e equipamentos necessários para a implementação deste projeto.