DNS apresenta resultados do Inquérito sobre as Parasitoses Intestinais e Distúrbios Devido a Carência em Iodo, Cabo Verde – 2021
A Direção Nacional de Saúde através dos Programas Nacional de Nutrição e de Escolas Promotoras de Saúde, vai fazer a apresentação pública dos resultados do Inquérito sobre as Parasitoses Intestinais e Distúrbios Devido a Carência em Iodo, Cabo Verde realizado em 2021. A apresentação dos resultados será feita amanhã dia 14 de dezembro na cidade da Praia.
O Inquérito sobre a Prevalência de Parasitoses Intestinais e Distúrbios devido à carência em Iodo em Cabo Verde decorreu de 22 de novembro a 10 de dezembro de 2021 a nível nacional envolvendo crianças dos 4 a 12 anos de idade, que frequentavam jardins de infância e escolas do ensino básico, em todo país. Foi promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação, o INE, a OMS, UNICEF, FICASE e INSP.
A desparasitação em massa tem sido implementada nos jardins de infância e escolas do ensino básico, desde 2007. Com os resultados do inquérito sobre a prevalência das parasitoses intestinais em Cabo Verde, realizado em 2012, verificou uma diminuição da prevalência de helmintos de 50% para 21%, o que levou à redução das campanhas anuais de desparasitação de duas para uma, de acordo com as orientações da OMS.
Em relação à carência de iodo, segundo o inquérito realizado em 2010 a prevalência do bócio global passou de 25% para 7,6% e o bócio visível de 5% para 0,8%.
O seguimento e a avaliação são partes integrantes do Programa de luta contra as parasitoses e os Distúrbios Devido a Carência em Iodo (DDCI), sendo essenciais para assegurar o funcionamento eficaz e conseguir o máximo de resultados. Um bom sistema de seguimento permite evidenciar o impacto do programa e orientar ações futuras.